17/02/2016

Subsecretaria promove encontro da Investe SP e da Desenvolve SP com produtores de minerais e fabricantes de equipamentos de mineração

O Grupo de Trabalho de Barragens de Mineração e Transformação Mineral criado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria se reuniu nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, na sede da pasta com presidentes de associações do setor e empresas fabricantes de equipamentos de mineração.

Durante o encontro as agências do Governo do Estado de atração de investimento – Investe SP, e de fomento – Desenvolve SP, apresentaram seus serviços para as empresas.

O gerente de negócios e opções da Agência de Desenvolvimento Paulista, Mauro Miranda, apresentou as linhas existentes na Desenvolve SP para tomada de crédito voltada para inovação ou atualização de máquinas e equipamentos que podem atender o seguimento.

Representando a Investe SP, o gerente de Prospecção, Renato Barros, e o gerente internacional, Luis Arbex, apresentaram exemplos de empresas que trabalharam com a consultoria da agência para agilizar licenças cumprindo as exigências legais ou fazer parcerias com centros de pesquisa. “Todos os nossos serviços são gratuitos para as empresas que querem abrir novas plantas ou expandir seus empreendimentos”, explica Barros.

Grupo de Trabalho

Ainda na reunião os trabalhos do grupo de barragens de mineração foram discutidos. “São Paulo tem um parque minerador muito diverso, vocês representantes de entidades do setor podem indicar casos e regiões no Estado que necessitem de contribuições para desenvolver uma atividade mineral cada vez mais sustentável e desenvolvida tecnologicamente”, disse o subsecretário de Mineração, José Jaime Sznelwar.

“É necessário que exista uma sintonia entre as esferas municipal, estadual e federal, que a lei seja muito clara, não deixando espaço para interpretações. A fiscalização tem que se fazer em todo o Estado para que um incidente não manche toda uma categoria”, disse o assessor técnico do Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da Fiesp, Daniel Debiazzi Neto.

Participaram também da reunião o supervisor do laboratório de mineralogia da Associação Brasileira de Cimento Portland, Marcelo Pecchio, Eduardo Rodrigues Machado Luz, coordenador do Comitê de Mineração da Fiesp, Antero Saraiva Junior, presidente do Sindiareia, Fernando Mendes Valverde, presidente da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção, Ingo Dietzold, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Ricardo Baracat gerente de vendas da Weir Minerals, José Carlos Brum, diretor comercial da Facix e Rutênio Chaves Filho, diretor da Reserve Consult, além dos integrantes que compõem o GT.

Confira as apresentações realizadas na reunião:

Desenvolve SP

Investe SP