11/03/2016

Comgás premia as melhores ideias de estudantes do ensino médio e público em geral

Focada no desenvolvimento e estímulo de ideias para projetos inovadores, a Comgás abre as inscrições para o Prêmio Inovação, edição 2016. Os interessados podem participar em duas categorias: alunos do ensino médio e público em geral. Os selecionados ganharão um brinde pela participação e o vencedor de cada categoria receberá um prêmio de R$ 12 mil.

As ideias devem estar ligadas ao uso inovador do gás natural como fonte para as mais diversas atividades do dia a dia. Criações de engenharia, novos dispositivos domésticos e industriais, aplicativos mobile, games, modelos de prestação de serviço ou relacionamento com o cliente, são exemplos do foco do Prêmio. As ideias também podem lançar um olhar sobre o conceito de sustentabilidade relacionando o gás à questão energética.

Os interessados podem participar individualmente ou em grupos de até quatro pessoas. Também é possível cadastrar mais de uma ideia para a mesma pessoa ou grupo.

As ideias inscritas serão avaliadas por um grupo de jurados de acordo com os critérios de Inovação, Sustentabilidade, Relação com o Gás Natural e Viabilidade de Implementação. Serão selecionadas apenas as cinco melhores de cada categoria.

Na sequência, os representantes terão a oportunidade de aprimorar suas ideias, contando com um time de mentores especialistas formado pela organização do evento. A Comgás também produzirá um vídeo para cada um dos 10 selecionados — cinco em cada categoria — em que os responsáveis terão a chance de explicar suas ideias, resumindo o conceito apresentado. Os vídeos serão exibidos ao grupo de jurados na etapa final da premiação.

Para a Comgás, o prêmio é um incentivo a inovação em seus negócios, sempre focada em manter-se conectada aos anseios da população.

Os ganhadores serão divulgados na cerimônia de premiação, que será realizada na Comgás em 03 de Junho de 2016.

Como participar

Na categoria para o ensino médio, podem participar estudantes a partir de 14 anos de idade de todas as redes de ensino – pública ou particular. Já na categoria geral é permitida a inscrição de todos. Em ambas, os inscritos devem residir na área de concessão da Comgás, que abrange 177 municípios do Estado, incluindo a capital e a Região Metropolitana, Alto Tietê, Baixada Santista, Região Administrativa de Campinas e Vale do Paraíba.

Os candidatos interessados deverão acessar o site http://www.comgas.com.br/premioinovacao em que estará disponível o regulamento, a inscrição e o formulário para cadastro das ideias.

A Comgás arcará com os custos de transporte e de estadia dos participantes que não residirem na cidade de São Paulo.

Comgás e a inovação

A Comgás vem evoluindo sua relação com outras empresas e entidades do segmento. A Companhia participa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), uma iniciativa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) que vem criando um diálogo entre o setor produtivo e o setor público, estabelecendo ações que impulsionam o tema da inovação no Brasil.

Em 2015, a Comgás também promoveu a formação do Comitê de Inovação da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), que reúne as principais distribuidoras de gás natural do país com foco no crescimento integrado e estruturado do setor.

Também no último ano, a Companhia investiu no programa InovaTalentos, iniciativa conduzida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O programa vem criando uma ponte entre o setor privado e as universidades conectando interesses de desenvolvimento de produtos e serviços (pelo lado do Setor Produtivo) com o desenvolvimento de mão-de-obra científica, formada nos institutos de pesquisa e universidades.