16/04/2016

CPFL inaugura subestação de transmissão em Piracicaba

O secretário-adjunto de Energia e Mineração, Ricardo Toledo, participou nesta sexta-feira, 15 de abril, em Piracicaba, da inauguração da primeira subestação de transmissão da CPFL, Companhia Paulista de Força e Luz.

“A CPFL é mais que uma empresa, ela é uma parceira de pesquisas e de desenvolvimento do Estado de São Paulo. Uma subestação como essa permite novos passos, novas oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento, tendo Piracicaba como polo. Essa subestação permite melhor escoamento de energia das usinas de biomassa e a de resíduos sólidos”, disse Toledo.

Com sete autotransformadores e potência total de 800 MVA, a subestação Piracicaba é composta por dois setores, um de 440 kV, com duas entradas de linha e outro de 138 kV, com oito entradas de linha. Ligada à Rede Básica, por meio do seccionamento da LT 440 kV Araraquara – Santa Bárbara d’Oeste a implantação e operação da Subestação Piracicaba e linhas de transmissão associadas, traz melhoria no atendimento das demandas do município, maior confiabilidade à rede de 138 kV da CPFL e ao sistema elétrico da região de Piracicaba, sendo um necessário e importante reforço para o SIN – Sistema Interligado Nacional.

“É a única empresa genuinamente brasileira que, agora, atua em todas as áreas da energia. É um dia muito feliz, pois esta é a nossa primeira subestação de transmissão”, disse o presidente da CPFL, Wilson Ferreira Júnior.

A origem da energia que passa pela subestação tem como fonte o sistema de transmissão de 440 kV que recebe, entre outras, energia das grandes usinas do rio Paraná como Jupiá, Ilha Solteira e Porto Primavera

Para o presidente da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – CTEEP, Reynaldo Passanezi Filho, parceira no empreendimento “as cidades mais próximas tem hoje muito mais qualidade no fornecimento de energia e infraestrutura sólida para o desenvolvimento da região”.

“Piracicaba tem um parque industrial muito diversificado e esse empreendimento é muito importante não só para nossa cidade, mas para toda região”, completou o prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato dos Santos.

Esse é o primeiro empreendimento do Grupo CPFL no segmento de Transmissão, tendo sido investidos, aproximadamente, R$ 100 milhões com 18 meses para conclusão das obras. A nova Subestação atende, principalmente, a área industrial e residencial da região de Piracicaba abrangendo os municípios de Piracicaba, Charqueada, São Pedro e Saltinho, com uma população em torno de 441.000 habitantes. O interesse da empresa é de ampliar os investimentos nesse segmento, tendo sido vencedora do Leilão de Transmissão para construção da SE Morro Agudo, na região de Ribeirão Preto.