05/04/2016

Programa da GasBrasiliano promove eficiência energética nas empresas

Através de uma inédita parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, de Sertãozinho, a GasBrasiliano iniciou programa que visa diagnosticar e mensurar o uso eficiente de energia em empresas do comércio e da indústria.

O trabalho é realizado por especialistas em eficiência energética do SENAI, e tem como objetivo otimizar o uso de energia nos processos empresariais. Durante a avaliação do processo, o especialista utiliza modernos equipamentos, tais como câmeras termográficas, analisadores de gás e instrumentos que medem e registram os valores encontrados.

Através dos resultados obtidos, é elaborado um plano de ação que permite à empresa conhecer a variabilidade do seu processo, identificar desperdícios e, consequentemente, avaliar e reduzir custos.

Uma das empresas participantes do programa é a Dafitex, do ramo têxtil de Araraquara, que utiliza o  gás natural para geração de vapor em sua área de tinturaria. “Eu recebi a visita de um especialista que fez todo o diagnóstico do meu consumo e uma das avaliações apontou que eu estava ‘queimando’ mais gás do que o necessário. A partir daí busquei a solução do problema e alcancei uma economia de cerca de 15% em relação ao que consumia anteriormente”, explica Daniel Vargas, proprietário da empresa.

Em razão dos bons resultados do programa em 2015, no qual mais de 30 Clientes participaram, a parceria com o SENAI foi renovada para 2016. “A GasBrasiliano está sempre próxima dos seus Clientes, pois esta é uma das maneiras que podemos  auxiliá-los a melhorar a eficiência energética em seus processos e reduzir custos”, afirma o Diretor Presidente da GasBrasiliano, Walter Fernando Piazza Júnior.

“Nosso trabalho é avaliar o uso do combustível em máquinas térmicas e, para isso, utilizamos uma metodologia alemã aprovada pela GasBrasiliano. Com ela conseguimos mensurar e avaliar os resultados da empresa e emitir os indicadores que auxiliam a empresa a alcançar e incrementar sua eficiência energética”, acrescenta o Diretor de Unidade de Formação Profissional do SENAI – Sertãozinho, Luiz Zambon Neto.

O programa da GasBrasiliano também está à disposição de empresas interessadas em usar o gás natural e que desejem identificar, antecipadamente, quais são as eventuais melhorias de eficiência na sua operação.

GasBrasiliano – A companhia de distribuição de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo está presente com sua rede de distribuição em 30 municípios e atende ainda outros cinco com gás natural comprimido (GNC). Entre os principais municípios atendidos estão Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Ribeirăo Preto e São Carlos, somando mais de 17 mil clientes que consomem em média 760 mil m³ de gás natural por dia por uma rede de distribuição com 946 km de extensão.