03/05/2016

Consumo de energia elétrica cai 6% em SP no 1º trimestre de 2016

O Boletim Informativo de Energéticos do Estado de São Paulo, publicado nesta sexta-feira, 29 de abril, pela Secretaria de Energia e Mineração mostra que a energia elétrica consumida no Estado nos três primeiros meses do ano, registrou uma redução de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram consumidos 31.963 GWh em 2016, contra 33.991 GWh no mesmo período de 2015.

Todos os setores registraram redução. O industrial foi o que apresentou a maior queda, com baixa de 8,9%, seguido do residencial com 4,8%, do comercial com 4,5% e os demais setores, que juntos tiveram uma redução de 2,7%. “A queda da produção industrial causada pela crise econômica nacional impactou diretamente o consumo de energia elétrica”, explica o secretário de Energia e Mineração do Estado, João Carlos Meirelles. As maiores quedas de consumo foram verificadas no mês de janeiro no setor residencial com 11,4% de recuo e de 10,4% no setor industrial no mesmo mês. O setor industrial ainda apresentou queda de 9,6% em fevereiro e de 6,3% no mês de março de 2016. O comércio, que também apresentou apenas queda de consumo no período, teve uma redução de 5,3% em fevereiro, 4,4% em janeiro e 3,7% em março.

As residências no Estado aumentaram o consumo apenas no mês de março em 2,8%, após retrações de 11,4% em janeiro e de 4,5% em fevereiro. “A mudança da bandeira tarifária em março para a cor amarela deu um alívio para a população, que aumentou a utilização dos aparelhos eletrônicos”, destaca Meirelles. Os demais setores da sociedade paulista, que inclui a área rural, iluminação pública, serviços públicos e consumo próprio na geração, apresentaram um recuo de 2,7% no consumo do período, com queda de 4,3% em janeiro e 5,5% em fevereiro. Em março aumentou o consumo em 1,9% com relação ao mesmo período do ano anterior. No primeiro trimestre deste ano, o setor residencial consumiu 9.756 GWh, o industrial 11.215GWh, o comércio 7.462 GWh e o demais setores 3.529 GWh.

O Boletim está disponível no site da Secretaria de Energia no endereço www.energia.sp.gov.br