13/05/2016

Gás natural será a segunda maior fonte de energia global até 2030

O gás natural se tornará a segunda maior fonte de energia global até 2030, de acordo com o International Energy Outlook da U.S. Energy Information Administration (EIA). A previsão da agência é que o consumo de gás ultrapasse o de carvão no período, ficando atrás apenas dos combustíveis líquidos.

O global de gás deve crescer a uma taxa de 1,9% ao ano até 2040, a maior dentre todos os energéticos no período. “As fontes abundantes de gás natural e a produção robusta, incluindo o aumento da produção de tight gas, shale gas e coalbed methane, devem contribuir para a forte posição competitiva desta fonte”, afirma a EIA no estudo.

O relatório prevê que o consumo de energia mundial crescerá 48% nas próximas três décadas, saindo dos 549 quadrilhões de BTUs de 2010 para 815 quadrilhões de BTUs em 2040. O aumento será impulsionado principalmente pelos países em desenvolvimento na Ásia, como a China e a Índia.

“As regiões asiáticas em desenvolvimento serão responsáveis por mais da metade do crescimento previsto para o mundo todo até 2040 e este aumento terá um efeito profundo no mercado global de energia”, afirmou Adam Sieminski, administrador da EIA.