11/05/2016

ONS promove encontro com geradoras, distribuidoras e transmissoras em São Paulo

O Operador Nacional do Sistema realizou nesta quarta-feira, 11 de maio, na sede da Secretaria Estadual de Energia e Mineração a reunião do Grupo de Transmissão São Paulo, que discutiu o estágio de implantação das obras de transmissão, fronteira e distribuição no Estado.

O secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, destacou na abertura da reunião o empenho do diretor geral do ONS, Hermes Chipp, a frente da instituição nos últimos anos. “Em nome do governador Geraldo Alckmin, quero destacar seu brilhante trabalho e competência que promoveu o aumento da segurança energética no país”.

Chipp, que tem seu mandato encerrado no próximo dia 16, disse em tom de despedida. “O operador sozinho não consegue fazer tudo acontecer, mas quando nós promovemos essas reuniões, com essa integração e interesse de resolver temos conseguido resultados satisfatórios”. O diretor disse ainda que pretende colocar para o próximo dirigente, Luiz Eduardo Barata, a importância das reuniões desses grupos para o setor.

O encontro foi conduzido pela gerente de Planejamento da Operação Elétrica do ONS, Sumara Ticom, que apresentou um balanço dos principais empreendimentos de transmissão concluídos em 2015 e 2016, que propiciam mais segurança ao sistema. Para a elaboração do plano de ação do ONS, Sumara tomou conhecimento de alguns entraves que as empresas transmissoras têm encontrado desde o licenciamento ambiental até a execução das obras.

A reunião contou ainda com a participação do consultor técnico da EPE – Empresa de Pesquisa Energética, Daniel Souza, que apresentou os estudos de planejamento finalizados e os que ainda estão em andamentos no  Estado de São Paulo.
Entre as empresas que participaram da reunião do Grupo de Transmissão São Paulo estão: AES Eletropaulo, Arsesp, CTEEP, Cesp, Cetesb, CPFL, PR4B, Trans Energia, Alupar, Energisa, Cantareira, CPFL, Elektro, EDP Bandeirante, Furnas, Copel e Mata Santa Genebra.

O encontro contou também com a presença do subsecretário de Energia Elétrica da Secretaria de Energia e Mineração, Henrique Ferraz, e dos técnicos da pastas, Henderson Querne e José Ricardo Amorim.

O ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O ONS desenvolve uma série de estudos e ações a serem exercidas sobre o sistema e seus agentes para manejar o estoque de energia de forma a garantir a segurança do suprimento contínuo em todo o País. O Operador Nacional é constituído por membros associados e membros participantes, constituídos por empresas de geração, transmissão, distribuição e consumidores livres de grande porte. Também participam importadores e exportadores de energia, além do Ministério de Minas e Energia (MME).