24/05/2016

Subsecretário de Mineração visita o Oeste Paulista e verifica a situação da indústria de cerâmica

O subsecretário de Mineração, José Jaime Sznelwar, e o geólogo da Secretaria de Energia e Mineração, Antonio Camargo Jr, visitaram na última quinta-feira, 19 de maio, os polos de cerâmica de Panorama, Penápolis e Araçatuba, onde se reuniu com associações e sindicatos de empresas do setor com o objetivo de entender as demandas da cadeia da indústria de cerâmica.

Entre os principais pontos verificados na região estão o abastecimento da argila, que é a principal matéria prima do setor de cerâmica, a concorrência fiscal com estados vizinhos e a logística de escoamento de produção, além de questões relacionadas ao meio ambiente.

“Durante muitos anos os ceramistas da região trabalharam com a argila extraída pela Cesp como compensação pela construção de um reservatório para a usina. Como está prestes a terminar essa compensação, estamos estudando em conjunto com todo o setor da região possibilidades de suprimento dessa matéria prima”, explica Sznelwar.

Participaram das reuniões representantes da Incoesp – Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista e da Sinceplis – Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção Civil de Penápolis, empresários do setor oleiro cerâmico da região Oeste Paulista, mineradores de argila, areia e pedra.

Na próxima terça-feira, 31 de maio, a Subsecretaria de Mineração promove na sede da Secretaria Estadual de Energia e Mineração com institutos, universidades, associações, órgãos e entidades públicas uma reunião técnica para debater as potencialidades e entraves do polo cerâmico de Santa Gertrudes.