17/06/2016

ANEEL lança sexta edição da publicação “Ouvidoria Setorial em Números”

A ANEEL disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 17 de junho, a nova edição da Ouvidoria Setorial em Números – Aspectos Técnicos e Comerciais. A publicação reúne os dados da Ouvidoria Setorial da Agência em 2015, com destaque para as principais informações solicitadas e reclamações registradas pelos consumidores. Em 2015, foram registradas 164.013 reclamações na Ouvidoria Setorial da Agência, número que representa um aumento de 37,71% em relação a 2014. Deste número, 82.425 reclamações foram tratadas na ouvidoria da ANEEL e 81.179 foram encaminhadas paras as distribuidoras.

De acordo com o caminho do entendimento estabelecido pela ANEEL, o tratamento das reclamações na Agência foi dividido em três partes: reclamações enviadas ao primeiro nível de atendimento da distribuidora, pois o consumidor não havia entrado em contato com a sua concessionária; reclamações enviadas para as ouvidorias das distribuidoras, pois o primeiro nível de atendimento não havia solucionado a demanda e reclamações tratadas pela ANEEL porque não foram solucionadas nos níveis anteriores.

Além dos dados registrados na Ouvidoria Setorial da Agência, a edição apresenta as solicitações feitas nos canais de atendimento e nas ouvidorias das 63 distribuidoras de energia elétrica do país. As reclamações registradas nas centrais de teleatendimento e nos postos de atendimento presencial das concessionárias alcançaram o número de 30,4 milhões em 2015, o que representa um crescimento de 8,58% em relação ao ano anterior.

A publicação Ouvidoria Setorial em Números aborda outro importante aspecto na regulação setorial: a mensuração da qualidade da distribuição de energia elétrica. A edição traz também informações sobre compensação aos consumidores por transgressão na continuidade da distribuição de energia, o tratamento de serviços comerciais e os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), entre outros.

Novos conteúdos estão disponíveis nesta edição, como por exemplo: Informações sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), indicadores de qualidade do atendimento telefônico para cada distribuidora, por região e para o Brasil e mapas do DEC anual apurado pelas distribuidoras.

Ouvidoria Setorial em Números é um documento de referência sobre o relacionamento do consumidor de energia elétrica com sua distribuidora e com a agência reguladora. Para as distribuidoras, a edição serve como guia para melhoria da qualidade do serviço prestado. Ao traçar um panorama da qualidade da distribuição de energia elétrica, a publicação subsidia as atividades de fiscalização e regulação da ANEEL e, também, reforça seu compromisso com a transparência e com a prevenção de conflitos no setor elétrico.

Confira a íntegra do documento aqui.