15/06/2016

Canadian Solar terá fábrica de paineis em São Paulo

Anúncio do investimento será oficializado na sexta-feira, 17 de junho, com a presença do CEO mundial da empresa

A chinesa Canadian Solar oficializará na sexta-feira, 17 de junho, o investimento em sua primeira fábrica de painéis solares no Brasil. A unidade será erguida no estado de São Paulo, mas ainda não há detalhes sobre o tamanho desse aporte que será feito pela empresa no país. O investimento foi revelado nesta terça-feira, 14 de junho, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil, em parceria com a Investe São Paulo ao convocar a imprensa para uma entrevista coletiva sobre o tema, que contará com a participação do CEO da empresa, Shawn Qu.

O anúncio já era esperado. Ainda em maio o gerente geral da empresa no país Wladimir Janousek revelou durante o último Enase. Essa será a primeira grande fabricante que chega ao país desde que os leilões de energia de reserva passaram a contar com a fonte. À oportunidade, o executivo afirmou que embora a geração distribuída tenha um grande mercado no país, é na geração centralizada que as empresas estabelecem o break even de uma planta de produção.

A nova planta deverá atender não somente a demanda interna, já que a empresa participou e vendeu projetos de geração centralizada nos leilões da Aneel. O gerente geral da Canadian afirmou que a companhia também tem recebido consultas de empreendedores que venderam energia nos certames e poderá fornecer os equipamentos para outros projetos.