13/06/2016

Comissão no Senado discute expansão das renováveis

Reunião está marcada para próxima quarta-feira, 15, com participação da Abeeólica, Greenpeace e Abib

A Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Senado debate na próxima quarta-feira, 15 de junho, o potencial brasileiro para produção de energias renováveis não hidráulicas. Foram convidados para o debate o coordenador da Campanha de Energias Renováveis do Greenpeace, Ricardo Baitelo; o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável (Abib), Celso Marcelo de Oliveira, e a presidente da Associação Brasileira das Empresas de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum.

A audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Para participar com comentários ou perguntas, basta acessar o Portal e-Cidadania ou ligar para o Alô Senado, no número-0800612211. A reunião terá início às 14h30, na sala 9 da Ala Alexandre Costa, em Brasília.

Aumentar a produção e o uso de energias renováveis faz parte do compromisso assumido pelo Brasil na 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP 21, onde foi assinado o Acordo de Paris, que vigorará a partir de 2020. No campo energético, uma das metas brasileiras é alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na matriz energética em 2030, a partir da expansão do uso de fontes renováveis.