08/06/2016

Prosseguem entendimentos entre delegação finlandesa e Secretaria de Energia e Mineração

O secretário adjunto de Energia e Mineração de São Paulo, Ricardo Toledo, recebeu nesta quarta-feira, 8 de junho, uma delegação empresarial da Finlândia, liderada pelo Cônsul Geral Honorário, Jan Jarne, e Jere Pitkänen Coordenador de Projetos em São Paulo do Consulado Geral da Finlândia.

Os visitantes apresentaram 2 empresas finlandesas que operam no Brasil, especializadas em soluções energéticas na área de cogeração, geração distribuída e fornecimento de motores.

Uma é a Wartsila que tem instalado no Brasil cerce de 2.6 GW de geração a partir de gás natural e óleo em 30 plantas. A outra é a Poyry, que executa projetos de engenharia no Brasil há dezenas de anos, na área de engenharia florestal. Tem também a Valmet, considerada o maior fornecedor mundial de equipamentos para automação industrial na área florestal.

O grupo tem especial interesse na participação de projetos da Emae para cogeração, através de fornecimento de soluções para os parceiros associados. Por isso procuram conhecer os aspectos regulatórios e econômicos dos projetos e geração termoelétrica no Brasil.

Foram dois encontros distintos que ocorreram na sede da Secretaria de Energia e Mineração, um para tratar de geração de energia elétrica a partir de gás e o outro sobre florestas energéticas e uso de vinhaça.

São Paulo e Finlândia possuem um longo histórico de cooperação, inclusive na produção de energia e de P&D.

Participaram também da reunião empresários finlandeses representantes das empresas, o conselheiro comercial da Finlândia no Brasil, Matti Landim, Bruno Leinio, Consultor e pela Secretaria de Energia e Mineração dos subsecretários de Energia Elétrica, Henrique Ferraz, de Petróleo e Gás, Ubirajara Campos e de Energias Renováveis, Antônio Celso de Abreu Junior.