27/06/2016

Sznelwar apresenta na Câmara Brasil Alemanha a situação da mineração em SP

O subsecretário de Mineração, José Jaime Sznelwar, apresentou para especialistas de empresas fabricantes de equipamentos e de consultoria, na maioria associados da Câmara, um quadro geral da situação do segmento no mercado paulista.

A apresentação ocorreu nesta quinta-feira, 23 de junho, durante reunião do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara de Comércio e Indústria Brasil- Alemanha.

Com enfoque na situação das barragens de mineração do estado, cujo relatório de avaliação foi finalizado no último mês de fevereiro e apresentou sugestões para o setor na questão da segurança de operações.

Além disso, o subsecretário detalhou aos presentes o papel da Subsecretaria de Mineração e os principais pontos de seu plano estratégico para este ano.

A importância da mineração e de sua cadeia produtiva foi o ponto alto da apresentação, que sugere para o setor uma melhora do patamar tecnológico.

Mineração em São Paulo

São Paulo é o terceiro maior produtor de bens minerais do país e o maior consumidor de insumos da cadeia da construção civil.  É também o maior produtor de equipamentos e insumos para a indústria mineral. Movimentou US$ 1 bilhão em 2014, empregando mais de 200 mil trabalhadores.

O Estado possui mais de 900 minas em operação, com 95% de produção em areia, brita, calcário e argila. Só a região Metropolitana de São Paulo recebe, diariamente, mais de 4.500 carretas de areia. Diferentemente de outros estados, predominantemente exportadores, São Paulo é o destinatário final destes insumos, gerando riqueza e renda local.