05/07/2016

Dicas para economizar energia elétrica no inverno

Descubra como evitar alguns custos adicionais nas contas de luz na estação mais fria do ano

 

A época mais gelada do ano chegou! E com ela, uma série de adaptações transformam a rotina de todo mundo. Com a chegada do inverno, simples coisas do dia a dia, como sair debaixo do cobertor e tomar banho, naturalmente se tornam mais demoradas, assim como lavar roupa, por exemplo, costuma ser feita com menor frequência. Mas uma característica comum a essas atividades é o fato de que, em todos os casos, a energia elétrica é sempre consumida por mais tempo, aumentando não só a conta no final do mês, mas seus impactos no meio ambiente.

Como o uso de fontes de energia alternativa é ainda pequeno em todo o país, é necessário incentivar a prática de consumo responsável. Pensando nisso, vale a pena destacar algumas dicas que poderão lhe ajudar a enfrentar os dias com temperaturas mais baixas e, mesmo assim, diminuir os seus gastos com o consumo de energia.

Geladeira

Nem todo mundo sabe, mas a geladeira é responsável por cerca de 30% da conta de luz de uma residência. Um dos motivos é o fato de que o eletrodoméstico precisa estar ligado 24 horas por dia. Ainda assim, é possível economizar energia com a geladeira, diminuindo a intensidade do termostato, fazendo com que ela continue funcionando sem consumir os mesmos níveis de eletricidade.

Tomadas e fios

Assim como a geladeira, outros eletrônicos costumam ficar ligados durante a maior parte do dia. A ideia é que aparelhos como computadores e televisores, por exemplo, fiquem desligados da tomada sempre que não estiverem em uso, até porque, eles consomem energia mesmo quando estão em Stand By.

Máquina de lavar roupas

Na hora de lavar as roupas sempre rola aquele problema de molhar as mãos com a água gelada da máquina. Resumindo… no final da semana, a pilha de roupas está gigante e às vezes falta até coragem para enfrentar tudo aquilo. Para evitar todo esse sofrimento a dica é lavar cuecas e calcinhas durante o banho e repetir mais as blusas e casacos. Dessa forma, a pilha de roupa suja fica bem menor e a conta de energia também.

Evite sempre banhos demorados e em horários mais noturnos

Como todo mundo sabe, essa regra deve ser aplicada em todas as épocas do ano, mas merece uma atenção especial principalmente no inverno. De fato, tomar banho no inverno é uma das coisas mais gostosas que se tem para fazer. Mesmo assim, é importante destacar a quantidade de água que se perde em uma ducha prolongada. Por isso, a melhor indicação é tomar banhos em horários nos quais a temperatura esteja mais favorável. Ou seja, aproveite um pouco mais da iluminação natural e procure tomar duchas durante o dia.