01/07/2016

Fórum de secretários cria GT de energia solar

Coordenação será do secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Thiago Norões. GT vai compartilhar práticas e buscar soluções para gargalos

O Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia vai criar um Grupo de Trabalho para energia solar. O GT vai ser coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 30 de junho, no Brasil Solar Power, que está sendo realizado no Rio de Janeiro. Pernambuco já ocupa a vice-presidência de energias renováveis do fórum. A primeira reunião do GT deve ser na próxima semana. A iniciativa foi saudada pelo presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Rodrigo Sauaia.

De acordo com Norões, as áreas temáticas do fórum de secretários concluíram que os estados têm um papel importante na promoção das fontes renováveis. Por conta disso, o GT foi criado com o objetivo de não apenas compartilhar experiências e as melhores práticas, mas também de contribuir para o enfrentamento de problemas e a busca de soluções junto aos outros agentes, como o governo federal. “Vemos o GT com muito otimismo”, afirma. Pernambuco já tem usinas solares operando, como o parque hibrido da Enel Green Power e foi o primeiro estado a realizar um leilão específico para a fonte solar.

A mudança de realidade energética, que está convergindo para uma inserção maior de fontes renováveis em detrimento da fonte hídrica. A pauta imediata do GT tem pontos importantes como o  enfrentamento de gargalos do setor, a financiabilidade dos projetos, o ajuste no planejamento energético para contemplar fontes específicas em determinadas regiões e a viabilização da infraestrutura de implantação.