08/07/2016

Subsecretário de Energias Renováveis recebe prefeito de Bauru

Nesta quarta-feira, 6 de julho, o subsecretário de Energias Renováveis da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Antonio Celso de Abreu Jr, reuniu-se com o prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, na sede da SEEM, para tratarem do tema energias renováveis naquilo que pode ser adotado no município paulista.

Antonio Celso apresentou ao prefeito um panorama geral das energias renováveis no Estado de São Paulo, e as perspectivas de avanços que estão possíveis através de programas apoiados pela Secretaria.

Trataram, entre outros assuntos, sobre os modelos de políticas de uso de painéis fotovoltaicos em edificações públicas e as possibilidades de aplicação em Bauru.

Rodrigo Agostinho, um grande incentivador do uso adequado de aterros sanitários, especialmente no município de Bauru, procurou na Secretaria de Energia e Mineração, informações sobre tecnologias atualmente utilizadas em usinas de tratamento de resíduos sólidos urbanos com cogeração de energia elétrica.

Sobre recuperação energética

A recuperação energética dos resíduos se transformou em um grande desafio para aqueles que buscam mecanismos limpos de tratamento, estimulando o desenvolvimento de tecnologias que garantam o sucesso da conversão do lixo em energia e, por consequência, reduzindo a quantidade de material depositado em aterros. Os processos de tratamento térmico já se revelaram como tecnologias alternativas eficientes à retirada da energia do lixo.

A Secretaria de Energia e Mineração busca criar novos caminhos para a segurança energética do Estado, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade ambiental. A viabilização da recuperação energética do lixo ajudará o Brasil a cumprir uma das metas do Acordo de Paris, que é a necessidade de adoção de fontes de energias renováveis.