26/08/2016

Aneel lança novo espaço para informações geográficas do setor elétrico

Fonte: Canal Energia

Já está disponível na página da Agência Nacional de Energia Elétrica, a nova versão do Sistema de Informações Geográficas do Setor Elétrico (SIGEL). A inovação tem como objetivo proporcionar mais transparência e facilidade de acesso a dados geográficos sobre Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica no país. O espaço virtual pode ser acessado no endereço sigel.aneel.gov.br/portal.

Os aprimoramentos na ferramenta têm foco no dinamismo de suas funcionalidades e na autonomia do usuário, que poderá organizar os dados segundo as suas necessidades. Com a nova configuração, o SIGEL permitirá o carregamento de camadas e oferecerá diversas opções para a visualização das informações. Outras novidades são o compartilhamento de mapas com diferentes públicos e a criação de pasta personalizável com conteúdo pessoal. A ferramenta para download de dados também foi renovada, conferindo mais estabilidade às operações e a possibilidade de baixar múltiplas camadas simultaneamente.

A plataforma também oferece o Validador das Informações Geográficas relacionadas à Declaração de Utilidade Pública da Geração e Transmissão (DUP). Por meio desse recurso, os agentes do setor que demandam o serviço poderão validar os dados a serem encaminhados, o que permite verificar e solucionar inconsistências antes da formalização do pleito junto à Aneel.