24/08/2016

Workshop discute novos conhecimentos sobre a área biotecnológica

Encontro também propõe maior interação entre academia, pesquisadores, empresários e governos

O II Workbiotec – Biotecnologia e Sustentabilidade que ocorreu na sexta-feira 19 de agosto, no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – IBB/UNESP (campus de Botucatu), contou com a participação da Secretaria de Energia na mesa redonda de encerramento do evento.

O objetivo do encontro foi de estimular os participantes a desenvolver pesquisas relevantes,  básicas ou de aplicação, em empresas de biotecnologia, proporcionando a aquisição de novos conhecimentos sobre a área biotecnológica, bem como uma maior interação entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes e empresários.

As discussões reforçaram a necessidade de se investir em pesquisa aplicada, tecnologia nacional e qualificação científica por meio de numa interação efetiva entre a academia, empresas e governos.

Também foram relatadas aos presentes as ações da Secretaria de Energia e Mineração, especialmente da Subsecretária de Energias Renováveis, que tem buscado apoiar e desenvolver ações conjuntas entre academia e empresas, como em projetos de P&D, convênios internacionais e ações institucionais entre a secretaria e os municípios, garantindo o desenvolvimento de ofertas de energias renováveis no Estado.

Estas ações visam a colaboração da Secretaria de Energia e Mineração com o Protocolo Climático, do qual o Estado de São Paulo é proponente, a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o Objetivo 7, “Energia Limpa e Acessível”.

A composição da mesa de encerramento teve a participação de docentes e pesquisadores da USP de Lorena, da ESALQ/USP, da EMBRAPA, UNESP, além do Secretário de Meio Ambiente de Botucatu.

Já a mesa redonda que finalizou o evento de dois dias foi composta por George Jackson e Valdeir Arantes (campus USP de Lorena), Alcides Lopes Leão (Faculdade de Ciências Agrícolas – FCA/UNESP), José Manoel Marconcini (Embrapa), Sandra Cruz (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP) e o Coordenador do Workshop, Mario de Oliveira Neto (IB/UNESP).