23/09/2016

Agentes discutem oportunidades e aperfeiçoamentos do mercado livre

Fonte: Canal Energia

Ser um consumidor livre de energia sempre foi sinônimo de oportunidade para grandes empresas gerenciarem custos em prol de uma economia para o seus negócios. Embora isso continue sendo uma verdade, o setor passa por transformações que vão ampliar essa percepção. Exemplo disso é a operacionalização do Comercializador Varejista. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrico, ainda neste mês será comemorado o primeiro contrato nessa nova modalidade. Com isso, os pequenos consumidores poderão se beneficiar do mercado livre com menos custos e menor burocracia, pois não precisarão se tornar agentes da CCEE.

Em São Paulo, nos dias 19 e 20 de outubro, será realizado o 4º Encontro Nacional de Consumidores Livres. O evento, promovido pelo Grupo CanalEnergia, é o ambiente ideal para tirar dúvidas e conhecer o funcionamento do mercado livre. A programação já está disponível ao público interessado. O conteúdo do evento foi organizado para permitir uma ampla compreensão dos diversos temas em discussão. Por isso, as duas palestrar iniciais serão realizadas pelo diretor Técnico da PSR, Coordenador Acadêmico e Instrutor do Centro de Treinamento de Energia Elétrica (CTEE), Bernardo Bezerra.

Os dois primeiros painéis têm como objetivo nivelar o conhecimento do público sobre o mercado livre e apresentar os assuntos atuais em debates no setor. Essa primeira parte é fundamental para o completo entendimento do restante da programação do evento, quando muitos destes temas serão discutidos com maior profundidade por especialistas como João Carlos de Oliveira Melo, presidente da Thymos Consultoria, que apresentará um estudo de como deverão se comportar o preço (ACL) e a tarifa de energia (ACR) nos próximos anos.

Temas de âmbito regulatório e político também estão na programação. Essas discussões serão substanciadas por respeitadas autoridades do setor, com as presenças do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica André Pepitone e do presidente do conselho da CCEE Rui Altieri.

Também estarão presentes os presidentes das associações: Abraceel, Reginaldo Medeiros; Abrace, Luciano Pacheco; Newton Duarte, Cogen; Alexandre Moana, Abesco; Rodrigo Sauaia, Absolar; e Carlos Augusto Brandão, Abaque. O público ainda terá a oportunidade de conversar pessoalmente com os executivos de várias comercializadoras de energia. Confira aqui a programação completa do evento.

Serviço:

Evento: 4º Encontro Nacional de Consumidores Livres
Data: 19 e 20 de outubro de 2016