23/09/2016

Consumo de energia no Estado de São Paulo cai 1,3% em 2015

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

A queda no consumo de energia elétrica foi de 3,7%, já os derivados de petróleo tiveram retração de 7,4%

consumo de energia 2016

A gasolina e a energia elétrica puxaram pra baixo o consumo paulista de energia em 2015. É o que mostra o Balanço Energético do Estado de São Paulo, publicado nesta sexta-feira, 23 de setembro, pela Secretaria de Energia e Mineração. Segundo o relatório, a soma de todas as energias consumidas no Estado no ano passado, registrou uma redução de 1,3% em relação ao ano anterior. Foram consumidos 72 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente) em 2015, contra 72,9 milhões de toe no ano anterior.

Em valores nominais a maior queda foi da gasolina, que recuou de 8,1 milhões de metros cúbicos consumidos em 2014 para 7,1 milhões em 2015. A eletricidade, que representa 17% do total de energia consumida no Estado, teve uma retração de 5.617 Gigawatt-hora (GWh) de 2014 para 2015. O total de eletricidade utilizada em 2015 foi de 145.106 GWh.

Para o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, esses números são resultado da desaceleração da economia nacional. “A crise econômica que o Brasil vive nos últimos dois anos se traduz diretamente no consumo dos energéticos. São as empresas reduzindo a produção, o transporte movimentando menos carga e as pessoas economizando na energia elétrica, no gás e no combustível. Em 2016, ainda teremos um consumo próximo ao do ano passado e apenas a partir do segundo semestre de 2017 deveremos ter uma produção econômica que impacte no aumento do consumo de energéticos”, explica.

Apenas o etanol e o bagaço de cana, que juntos representam 33% do consumo de energéticos do Estado, foram os únicos que registraram aumento em 2015, totalizando 14,4% e 9%, respectivamente.

O setor residencial apresentou em 2015 um recuo de 2,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto os setores comercial como industrial registraram leve queda de 0,4% e 0,2%, respectivamente. As quedas mais representativas do setor industrial se encontram na produção de ferro e aço com 16,7%, cimento com 9,8% e têxtil com 8,2%.

O setor de transportes, responsável por 32% do consumo de energia no Estado, apresentou uma queda de 1,3% no período. Destaque para o transporte hidroviário com queda de 14,8%, seguido pela variação negativa do rodoviário com 1,3%, aéreo com 1,2% e ferroviário com 0,6%.

A oferta total de energia em 2015 no Estado foi composta na maior parte por derivados de petróleo (36,4%) e cana-de-açúcar (25%). A energia elétrica participou com 17,3% ou 145.106 GWh, o etanol com 12 bilhões de litros ou 8,6%, e o gás natural com 4,8 bilhões de metros cúbico ou 6,6% do total.

São Paulo x Brasil
Com o maior parque fabril da América Latina e mais de 44 milhões de habitantes, o Estado de São Paulo consumiu 27,6% de toda a energia utilizada no Brasil em 2015.

A participação do Estado no consumo nacional ficou em 23,2% nos derivados de petróleo, 6,3% no coque de carvão mineral, 11,5% na lenha e carvão vegetal e 18,8% em outros energéticos. Já o uso de insumos energéticos renováveis em substituição aos derivados de petróleo, São Paulo teve participação de 62,7% do bagaço de cana, 38,8% do etanol e 27,8% da eletricidade.

Série histórica
Nos últimos 10 anos, São Paulo registrou uma queda significativa no uso de energias provenientes de fontes fósseis. O consumo de óleo combustível teve a maior redução atingindo 65,4%, ou 787 mil toe em 2006 para 272 mil toe em 2015.

Por outro lado, os insumos menos poluentes aumentaram sua participação na matriz energética no mesmo período. O etanol etílico apresentou crescimento de 121% e o bagaço de cana aumento de 44,8%. “A Secretaria de Energia e Mineração está incentivando a produção de energias mais limpas. O biometano tem um forte potencial de crescimento no Estado com a geração de empregos e sua introdução nos dutos de gás natural está sendo estudada pelo Governo de São Paulo”, destaca Meirelles.

O consumo total de energia no Estado apresenta um crescimento de 24% na série história. O setor industrial aumentou a utilização de energéticos em 12,2%, o residencial em 20,1% e o comercial em 50,5%.

Sobre o Balanço Energético
O Balanço Energético do Estado de São Paulo é uma publicação anual da Secretaria Estadual de Energia e Mineração. O relatório é uma ferramenta essencial para os setores público e privado realizarem estudos de planejamento energético, viabilização de tecnologias inovadoras, busca de eficiência energética e preservação do meio ambiente.

A edição, baseada em informações energéticas e socioeconômicas de 2015, apresenta as séries históricas do período de 2005 a 2015 discriminadas por insumos energéticos e por setores da economia, incluindo balanços energéticos anuais consolidados, tabelas e gráficos que detalham a evolução da oferta e da demanda dos energéticos utilizados pela economia paulista, com a correspondente participação dos setores envolvidos.

O Balanço completo está disponível na aba Dados Energéticos do site da Secretaria de Energia e Mineração.