30/09/2016

São Paulo, Guarulhos e Santo André estão entre as cinco cidades que mais consomem energia no Estado

Os três municípios foram responsáveis pelo consumo de 71% de toda energia utilizada na Região Metropolitana de São Paulo em 2015

consumo de energia 2016

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015, divulgado nesta sexta-feira, 30 de setembro, pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os municípios da região metropolitana de São Paulo foram responsáveis pelo consumo de 39,7% da energia utilizada no Estado em 2015, o que representa 17,5 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente).

A cidade de São Paulo continua liderando o ranking dos maiores consumidores de energia do Estado. O município responde por 20,5% dos energéticos consumidos em todo o Estado. Os insumos mais utilizados foram os derivados de petróleo, seguido por energia elétrica, gás natural e etanol. Em segundo lugar aparece a cidade de Guarulhos com 6,6%, seguida por Santo André com 1,7% do total consumido no estado.

A região metropolitana de São Paulo também foi a primeira em consumo de energia elétrica, com um total de 53,4 TW, sendo 17,7 TW para as residências, 16,7 TW para o setor comercial e 13,7 TW para as indústrias. Outro destaque foi o consumo de gás natural, totalizando no período 2,58 bilhões de metros cúbicos, ou 43,2% do consumo estadual. Os segmentos que mais consumiram gás na região foram indústria com 1,8 bilhão de m³, termogeração com 944 milhões de m³, residências com 187 milhões, consumo automotivo com 141 milhões de m³ e setor comercial com 113 milhões de m³.

O combustível automotivo mais consumido na região em 2015 foi a gasolina com 4,4 bilhões de litros, seguido pelo etanol com 3,5 bilhões de litros e o óleo diesel 3,2 bilhões.

“A região metropolitana de São Paulo de 2014 para 2015 registrou uma redução de 1,5% no consumo de energia. Esse valor se deve a queda na utilização de derivados de petróleo, que respondem por 50% do total gasto pelos 39 municípios e pela diminuição no consumo de energia elétrica residencial devido a adoção das bandeiras tarifárias, que resultaram no aumento da conta de luz”, explica o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

Regiões
Além da região metropolitana de São Paulo, que lidera o ranking de consumo de energia estadual, aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,4%), Sorocaba (6,6%), São José dos Campos (6%), Santos (4,4%), São José do Rio Preto (4%), Ribeirão Preto (3%), Central (2,5%), Marília e Bauru (2,3%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,7%), Franca (1,5%), Itapeva (1,2%), Barretos (1,1%) e Registro (0,9%).

Estado
Em 2015, o consumo de energia no Estado de São Paulo foi de 44 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente). Os dados excluem autoprodução de eletricidade, lenha e derivados, carvão mineral e derivados e os não energéticos de petróleo. Para informações completas sobre o consumo e a produção de energia do Estado, acesse o Balanço Energético na área de Dados Energéticos na página da Secretaria de Energia e Mineração: www.energia.sp.gov.br

Sobre o Anuário
O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento.

As principais informações do anuário podem ser acessadas na ferramenta Dados Municipais, com link disponível na homepage do site da Secretaria de Energia e Mineração. O pdf com o estudo completo também está disponível na Biblioteca Virtual do hotsite Dados Energéticos. Para acessar a ferramenta online ou o pdf acesse www.energia.sp.gov.br