01/09/2016

Secretaria promove encontro das concessionárias de energia para debater micro e mini geração

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Especialistas debatem projetos, legislação, entraves e desafios da micro e mini geração

 

Com o objetivo de promover a troca de experiência e a melhoria dos serviços de energia elétrica, a Secretaria de Energia e Mineração promoveu nesta quinta-feira, 1 de setembro, em sua sede, o 5º Encontro sobre Qualidade no Fornecimento  de Energia Elétrica no Estado de São Paulo.

Participaram do evento as sete maiores concessionárias com atuação no estado – AES Eletropaulo, CPFL, EDP Bandeirante, Energisa e Elektro, além de representantes da EPE – Empresa de Pesquisa Energética, Arsesp – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Copel – Cia Paranaense de Energia e CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista.

Este ano, o evento, que contou com mais de 90 participantes, teve como tema a “Micro e Mini Geração – Visão das Concessionarias”. “Antigamente a postura do Estado era de fiscalizar as distribuidoras e transmissoras. Hoje, nós somos parceiros e queremos ajudar a encontrar soluções que facilitem o trabalho e o serviço de toda a cadeia produtiva do setor de energia”, destacou na abertura do evento o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

O diretor vice-presidente de Distribuição da EDP, Michel Itkes, ressaltou a importância do encontro. “Esse evento permite que as concessionárias troquem experiências e conhecimento”, afirmou.

Teresa Vernaglia, presidente da AES Ergos, que atua como uma integradora de soluções em energia para concessionárias destacou a importância da micro e mini geração e apontou o projeto do Complexo do HC como um modelo a ser seguido.

Já o superintendente de Assuntos Econômicos e Energéticos da EPE, Jeferson Soares, destacou o trabalho da empresa nesse setor. “Estamos trabalhando para que a micro e mino geração se insira cada vez mais no mercado”, afirmou.

As palestras técnicas foram realizadas no período da manhã com a moderação do professor da Poli-USP, José Sidnei Colombo Martini, e a tarde pelo professor da Poli-USP, José Aquiles Baesso Grimoni.

As apresentações foram realizadas pelo gerente do Departamento de Operação do Sistema da Energisa Sul Sudeste, Stevon Schettino; pelo gestor executivo de Engenharia e Sistemas da EDP Bandeirante, Denis Mollica; pelo gerente geral da Elektro Comercializadora, Ricardo Brito; pelo engenheiro da Copel, Emerson Luiz Nascimento; pela diretora de Planejamento e Engenharia e coordenadora dos projetos de Smart Grid da AES Eletropaulo, Maria Tereza Vellano; pelo diretor de Engenharia do grupo CPFL Energia, Caius Malagoli; e pelo diretor de Operações da ISA-Cteep, Celso Sebastião Cerchiari.

O encerramos do 5º Encontro sobre Qualidade no Fornecimento de Energia Elétrica no Estado de São Paulo foi feito pelo secretário-adjunto de Energia e Mineração, Ricardo Toledo Silva. O evento é organizado pela Subsecretaria de Energia Elétrica.

Sobre o evento

O Encontro sobre Qualidade no Fornecimento de Energia Elétrica no Estado de São Paulo promovido pela Secretaria de Energia e Mineração tem como objetivo disseminar e aprimorar as tecnologias do setor, por meio da troca de experiências entre as concessionárias.

O primeiro evento aconteceu em 2011 e tratou do tema “Automação dos sistemas de transmissão, subtransmissão e distribuição das companhias paulistas”.

Até 2016 já ocorreram cinco encontros que debateram os temas “Atendimento a Emergências no Sistema Elétrico”, “Critérios de Planejamento”, “Critérios para Priorização da Manutenção” e “Mini e Micro Geração Distribuída”.

Participam dos debates representantes das sete maiores concessionárias com atuação no estado, além de representantes da agência reguladoras, órgãos públicos e universidades.

Acesse as apresentações dos palestrantes:

Caius Vinicius S Malagoli – CPFL

Denis Mollica – EDP Bandeirantes

Emerson L Nascimento – Copel

Gianfranco Corradin – CTEEP

Maria Tereza Vellano – AES-Eletropaulo

Ricardo Brito – Elektro

Stevon Schettino – Energisa