24/10/2016

40% de toda energia consumida em 2015 na região de São José do Rio Preto foi utilizada por apenas três municípios

A Região Administrativa de São José do Rio Preto é a sexta região do Estado no ranking de utilização de energia

noturna sao jose rio preto

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015, divulgado nesta sexta-feira, 30 de setembro, pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os municípios da região de São José do Rio Preto foram responsáveis pelo consumo de 4,1% da energia utilizada no Estado em 2015, o equivalente a 1,8 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente).

A cidade de São José do Rio Preto foi a que mais consumiu energia na região, respondendo por 26,8% do total. Os insumos mais utilizados foram derivados de petróleo, energia elétrica e etanol. Em segundo lugar aparece Catanduva com 7,7%, seguido por Santa Fé do Sul, com 5,5% do total consumido na região.

O consumo de energia elétrica na região também foi expressivo, com um total de 3,5 terawatts (TW), sendo 1,4 TW para as residências, 839 gigawatts (GW) para o setor comercial e 579 GW para a indústria.

Os combustíveis automotivos mais consumidos na região em 2015 foram o óleo diesel com 1 bilhão de litros, seguido pelo etanol com 507 milhões de litros e a gasolina com 295 milhões de litros.

“Apesar de consumir 4% da energia total do Estado, os municípios da região de São José do Rio Preto utilizaram 5,4% do etanol paulista. A região foi uma das poucas que registraram aumento no consumo de energéticos e o mais importante, substituindo combustíveis fósseis pelo etanol e pelo bagaço que são menos poluentes”, comenta o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

Regiões
A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2015, consumindo 39,7% do total do Estado. Em seguida aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,4%), Sorocaba (6,6%), São José dos Campos (6%), Santos (4,4%), São José do Rio Preto (4%), Ribeirão Preto (3%), Central (2,5%), Marília e Bauru (2,3%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,7%), Franca (1,5%), Itapeva (1,2%), Barretos (1,1%) e Registro (0,9%).

Estado
Em 2015, o consumo de energia no Estado de São Paulo foi de 44 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente). Os dados excluem autoprodução de eletricidade, lenha e derivados, carvão mineral e derivados e os não energéticos de petróleo. Para informações completas sobre o consumo e a produção de energia do Estado, acesse o Balanço Energético na área de Dados Energéticos na página da Secretaria de Energia e Mineração: www.energia.sp.gov.br

Sobre o Anuário
O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento.

As principais informações do anuário podem ser acessadas na ferramenta Dados Municipais, com link disponível na homepage do site da Secretaria de Energia e Mineração. O pdf com o estudo completo também está disponível na Biblioteca Virtual do hotsite Dados Energéticos. Para acessar a ferramenta online ou o pdf acesse www.energia.sp.gov.br