04/10/2016

Campinas, Paulínia e Piracicaba estão entre as maiores consumidoras de energia do Estado em 2015

Fonte: SEEM

Os três municípios juntos são responsáveis por 28% da energia utilizada na Região Administrativa de Campinas.

Campinas-Lagoa-do-Taquaral

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015, divulgado nesta sexta-feira, 30 de setembro, pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os municípios da região administrativa de Campinas foram responsáveis pelo consumo de 20,2% da energia utilizada no Estado em 2015, o equivalente a 8,9 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente).

A cidade de Campinas ocupa a terceira colocação no ranking estadual de consumo de energia, respondendo por 2,8% do total de São Paulo. Na região de Campinas, o município continua liderando com 13,9%, seguido por Paulínia com 8,2% e Piracicaba com 6,4% do total consumido na região. Os insumos mais utilizados foram os derivados de petróleo, seguido por energia elétrica, etanol e gás natural.

A região também foi a segunda em consumo de energia elétrica, com um total de 26,2 terawatts (TW), sendo 13,3 TW para a indústria, 5,9 TW para as residências e 4,3 TW para o setor comercial. Outro destaque foi o consumo de gás natural, totalizando no período 1,8 bilhão de metros cúbicos.

Os combustíveis automotivos mais consumidos na região em 2015 foram o óleo diesel com 2,5 bilhões de litros, etanol com 1,9 bilhão de litros e gasolina com 1,7 bilhão.

“A região de Campinas apresentou um crescimento de 2% no consumo de energéticos. Isso se deve ao aumento de 30% no uso de óleo diesel em Paulínia e a 37% na utilização de etanol em toda a região administrativa”, comenta o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

Regiões
A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2015, consumindo 39,7% do total do Estado. Em seguida aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,4%), Sorocaba (6,6%), São José dos Campos (6%), Santos (4,4%), São José do Rio Preto (4%), Ribeirão Preto (3%), Central (2,5%), Marília e Bauru (2,3%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,7%), Franca (1,5%), Itapeva (1,2%), Barretos (1,1%) e Registro (0,9%).

Estado
Em 2015, o consumo de energia no Estado de São Paulo foi de 44 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente). Os dados excluem autoprodução de eletricidade, lenha e derivados, carvão mineral e derivados e os não energéticos de petróleo. Para informações completas sobre o consumo e a produção de energia do Estado, acesse o Balanço Energético na área de Dados Energéticos na página da Secretaria de Energia e Mineração: www.energia.sp.gov.br

Sobre o Anuário
O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento.

As principais informações do anuário podem ser acessadas na ferramenta Dados Municipais, com link disponível na homepage do site da Secretaria de Energia e Mineração. O pdf com o estudo completo também está disponível na Biblioteca Virtual do hotsite Dados Energéticos. Para acessar a ferramenta online ou o pdf acesse www.energia.sp.gov.br