13/10/2016

EDF Energies Nouvelles compra usina da Canadian Solar em MG

Fonte: Canal Energia

Aquisição de 80% da UFV Pirapora I marca entrada de empresa do Grupo EDF na fonte solar no país

A Canadian Solar anunciou nesta terça-feira, 11 de outubro, que vendeu para a francesa EDF Energies Nouvelles 80% da Usina Solar Pirapora I, localizada em Minas Gerais. O projeto de 191,5 MWp está iniciando a sua construção e deve entrar em operação comercial no terceiro trimestre de 2017. A Canadian vai ser a fornecedora dos módulos para o empreendimento. O contrato prevê a geração de 391,263 MWh por ano e auxilia o país a cumprir a meta definida pelo acordo de Paris. O grupo EDF no Brasil opera a UTE EDF Norte Fluminense e no ano passado viu sua subsidiária de energias renováveis entrar no país comprando a carteira de projetos eólicos da Sowitec. Em junho deste ano, a Canadian Solar anunciou a construção de uma fábrica de painéis no Brasil.

De acordo com Shawn Qu, CEO da Canadian Solar, o investimento feito pela EDF Energies Nouvelles em Pirapora I é uma demonstração do forte potencial da energia solar no Brasil. Ele é um dos três projetos da Canadian no Brasil que totalizam 394 MWp em contratos. A intenção do executivo é que a empresa aumente a sua carteira de projetos e apoie o mercado através da fábrica com capacidade de 360 MWp que está em construção.

Segundo Antoine Cahuzac, vice-presidente de energias renováveis da EDF e CEO da EDF Energies Nouvelles, com a usina de Pirapora I em parceria com a Canadian, dois parques eólicos em construção pela EDF Energie Nouvelles e com a hidrelétrica de Sinop (MT – 408 MW), que está sendo construída em parceria com a Eletrobras, o grupo confirma a ambição de fortalecer e diversificar a sua carteira de projetos no Brasil.