13/10/2016

GE vai comprar LM Wind Power

Fonte: Canal Energia

Operação com fabricantes de pás eólicas vai custar US$ 1,65 bilhão e deve ser concluída até metade do ano que vem

A GE anunciou nesta terça-feira, 11 de outubro, a intenção em adquirir a LM Wind Power, fabricante e fornecedora de pás de rotor para a indústria eólica baseada na Dinamarca, por US$ 1,65 bilhão. O acordo traz o design e fabricação de pás para turbinas eólicas para o negócio de energias renováveis da GE, melhorando sua capacidade para aumentar a produção de energia e criar valor para clientes onshore e offshore. Desde 2001, a LM Wind Power tem sido de propriedade da Doughty Hanson, uma empresa de capital privado baseada em Londres. A transação está sujeita à aprovação regulatória e governamental de costume, e a GE espera fechar o acordo na primeira metade de 2017. A GE tem a expectativa de que aquisição impacte positivamente seus resultados já em 2018.

Segundo Jérôme Pécresse, presidente e CEO da GE Renewable Energy, a inovação no setor das turbinas eólicas é impulsionada pela ciência dos materiais e do design, elementos-chave da GE Store. Segundo ele, assim como a LM Wind Power, a GE tem um longo pipeline de inovações técnicas que podem reduzir ainda mais o custo da eletricidade. Com a presença global combinada, será possível construir soluções para clientes em todo o mundo. Para ele, a combinação vai ajudar a sustentar o crescimento da indústria de energia eólica como um todo.

Para Marc de Jong, CEO da LM Wind Power, o acordo vai unir a velocidade e o foco da cultura empreendedora da LM com as capacidades operacionais e de engenharia de categoria mundial da GE. A LM Wind Power é a fornecedora líder de pás de turbina para a indústria eólica, oferecendo desenvolvimento, fabricação, serviço e logística de pás. Hoje, a GE não produz pás e a LM é a sua maior fornecedora. Desde 1978, a LM Wind Power já produziu mais de 185 mil pás, correspondendo a aproximadamente 77 GW de capacidade eólica instalada, o que pode substituir efetivamente aproximadamente 147 milhões de toneladas de CO2 a cada ano. A operação global da LM Wind Power inclui plantas localizadas em quatro continentes, incluindo a Dinamarca, Espanha, Polônia, Canadá, Estados Unidos, China e Brasil, em ou perto de todas as principais regiões produtoras, para que o setor eólico possa servir eficientemente a seus clientes locais. A GE Renewable Energy espera gerar um crescimento sólido ao longo dos próximos anos.

Após o fechamento do acordo, a GE pretende operar a LM como uma unidade independente dentro da GE Renewable Energy e vai continuar a atender e aumentar o atendimento a todos os clientes do setor, com a intenção de expandir esses relacionamentos. A GE vai manter a possibilidade de adquirir pás de outros fornecedores. A LM continua a ser conduzida pela equipe de gerenciamento e terá sua sede em Kolding, Dinamarca, onde mantém ainda um centro global de tecnologia.