25/10/2016

Indústria automobilística apresenta inovações na SAE Brasil 2016

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

O Congresso SAE Brasil traz as últimas novidades tecnológicas do setor e conta com uma extensa programação em comemoração aos 25 anos da entidade

O secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, participou nesta terça-feira, 25 de outubro, da cerimônia de abertura da 25ª do Congresso SAE Brasil, edição que tem como tema “A Engenharia Criando a Mobilidade do Futuro – Intermodalidade – Conectividade – Veículos e Sistemas Inteligentes”, no Expo Center Norte, na capital paulista.

“Nós temos hoje grandes desafios para o uso de combustíveis menos poluentes no transporte de carga. Já estamos com parcerias para viabilizar o uso de biogás em caminhões juntamente com o diesel, mas o Governo de São Paulo quer ser parceiro da indústria automobilística e estamos à disposição para colaborar e fomentar esse setor que é fundamental para o desenvolvimento econômico do país”, afirmou o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

Esse é o maior e mais completo evento de Engenharia da Mobilidade da América Latina e um dos mais importantes do mundo com foco em OEM’s e na cadeia de fornecedores.

Neste ano, o presidente do congresso SAE Brasil é o CEO da Mercedes-Benz, Philip Schiemer, que destacou o momento que passa a indústria brasileira. “Além da crise que estamos vivendo passamos por um momento de mudança tecnológica. Sabemos que no futuro a crise irá terminar e precisamos estar preparados com intermodalidade e conectividade”, disse Schiemer.

“O que falta ao Brasil é se programar para receber esses sistemas. Esse é um país que se adapta fácil a novas tecnologias e precisa acelerar sua modernização”, completou Schiemer.

Durante três dias, serão apresentados no evento três painéis-âncora (Engenheiros-chefe, Internacional e Presidentes), 13 painéis temáticos (Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário e Integração de Modais, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment e Supply Chain), apresentados por renomados palestrantes nacionais e internacionais, e 106 presentações de trabalhos técnicos (papers), desenvolvidos por autores que atuam nas indústrias e universidades.

“Espero que os próximos dias sejam muito proveitos com bons debates e excelentes negócios”, destacou o presidente da SAE Brasil, Frank Sowade.

O evento congrega engenheiros, executivos, técnicos e estudantes de engenharia interessados em fazer networking, gerar negócios, além de disseminar e ampliar conhecimentos relativos à tecnologia da Mobilidade nas áreas: Automotiva, Aeroespacial, Naval, Ferroviária.

Sobre a SAE
A SAE International é uma das principais fontes de normas e padrões relativas aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, congregando 138 mil engenheiros técnicos especialistas relacionados ao mercado automotivo, entre eles: aeroespacial, comerciais, industriais e automobilísticos.

Os principais benefícios oferecidos pela organização são o aprendizado duradouro e o desenvolvimento de padrões consensuais voluntários.

A SAE Brasil e as atividades por ela desenvolvidas são importantes fontes de conhecimento e atualização tecnológica da indústria, focadas em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional. A instituição, com quase 26 anos de existência,
conta com seis mil associados e mais de mil voluntários.

Por meio de simpósios, colóquios, cursos e eventos técnicos promovidos anualmente, a associação se tornou um ícone presente e ativo para o mercado, que gera e dissemina conhecimento para os profissionais da mobilidade brasileira.