17/10/2016

Mais de 43% de toda energia consumida na região de Presidente Prudente em 2015 foi utilizada por três municípios

Derivados de petróleo, energia elétrica e etanol foram os energéticos mais consumidos na região

presidente prudente noturna

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015, divulgado nesta sexta-feira, 30 de setembro, pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os municípios da região de Presidente Prudente foram responsáveis pelo consumo de 1,7% da energia utilizada no Estado em 2015, o equivalente a 734 mil toe (tonelada de óleo equivalente).

A cidade de Presidente Prudente foi a que mais consumiu energia na região, respondendo por 29,7% do total. Os insumos mais utilizados foram derivados de petróleo, energia elétrica e etanol. Em segundo lugar aparece Presidente Epitácio com 8,1%, seguido por Dracena, com 5,5% do total consumido na região.

O consumo de energia elétrica na região também foi expressivo, com um total de 1,7 terawatts (TW), sendo 658 gigawatts (GW) para as residências, 401 GW para o setor comercial e 268 GW para a indústria.

Os combustíveis automotivos mais consumidos na região em 2015 foram: 365 milhões de litros de óleo diesel, 248 milhões de litros de etanol e 148 milhões de gasolina.

“A região registrou uma queda de 1,7% no consumo de energia em relação ao ano anterior, o que está próximo à retração estadual de 1,3%. Na contramão o etanol teve um aumento de 20%, o que mostra a pujança da região no setor sucroalcooleiro”, comenta o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

Regiões
A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2015, consumindo 39,7% do total do Estado. Em seguida aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,4%), Sorocaba (6,6%), São José dos Campos (6%), Santos (4,4%), São José do Rio Preto (4%), Ribeirão Preto (3%), Central (2,5%), Marília e Bauru (2,3%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,7%), Franca (1,5%), Itapeva (1,2%), Barretos (1,1%) e Registro (0,9%).

Estado
Em 2015, o consumo de energia no Estado de São Paulo foi de 44 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente). Os dados excluem autoprodução de eletricidade, lenha e derivados, carvão mineral e derivados e os não energéticos de petróleo. Para informações completas sobre o consumo e a produção de energia do Estado, acesse o Balanço Energético na área de Dados Energéticos na página da Secretaria de Energia e Mineração: www.energia.sp.gov.br

Sobre o Anuário
O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento.

As principais informações do anuário podem ser acessadas na ferramenta Dados Municipais, com link disponível na homepage do site da Secretaria de Energia e Mineração. O pdf com o estudo completo também está disponível na Biblioteca Virtual do hotsite Dados Energéticos. Para acessar a ferramenta online ou o pdf acesse www.energia.sp.gov.br