20/10/2016

Mais de 76% de toda energia consumida na Baixada Santista em 2015, foi utilizada por apenas três municípios

A Região Administrativa de Santos é a 5ª região do Estado no ranking de utilização de energia no período

santos noturna

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015, divulgado nesta sexta-feira, 30 de setembro, pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os municípios da região da Baixada Santista foram responsáveis pelo consumo de 4,4% da energia utilizada no Estado em 2015, o equivalente a 1,9 milhão de toe (tonelada de óleo equivalente).

A cidade de Cubatão foi a que mais consumiu energia na região, respondendo por 49% do total. Os insumos mais utilizados foram derivados de petróleo, gás natural e energia elétrica. Em segundo lugar aparece Santos com 18%, seguido por Guarujá, com 8,7% do total.

O consumo de energia elétrica na região também foi expressivo, com um total de 7,29 terawatts (TW), sendo 3,4 TW para a indústria, 2 TW para as residências e 1,4 TW para o setor comercial. A região também consumiu 328 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Os combustíveis automotivos mais consumidos na região em 2015 foram: 408 milhões de litros de óleo diesel, 312 milhões de gasolina e 207 milhões de litros de etanol.

“A Baixada Santista foi a região que teve a maior queda no consumo de energia no Estado de São Paulo no ano passado. Isso se deve à redução no uso de coque, que caiu 32%, e do óleo diesel, que teve retração de 17%. A diminuição das atividades da Usiminas em 2015 foi a principal causa pela queda no consumo desses energéticos na região”, explica o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

Regiões
A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2015, consumindo 39,7% do total do Estado. Em seguida aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,4%), Sorocaba (6,6%), São José dos Campos (6%), Santos (4,4%), São José do Rio Preto (4%), Ribeirão Preto (3%), Central (2,5%), Marília e Bauru (2,3%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,7%), Franca (1,5%), Itapeva (1,2%), Barretos (1,1%) e Registro (0,9%).

Estado
Em 2015, o consumo de energia no Estado de São Paulo foi de 44 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente). Os dados excluem autoprodução de eletricidade, lenha e derivados, carvão mineral e derivados e os não energéticos de petróleo. Para informações completas sobre o consumo e a produção de energia do Estado, acesse o Balanço Energético na área de Dados Energéticos na página da Secretaria de Energia e Mineração: www.energia.sp.gov.br

Sobre o Anuário
O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento.

As principais informações do anuário podem ser acessadas na ferramenta Dados Municipais, com link disponível na homepage do site da Secretaria de Energia e Mineração. O pdf com o estudo completo também está disponível na Biblioteca Virtual do hotsite Dados Energéticos. Para acessar a ferramenta online ou o pdf acesse www.energia.sp.gov.br