29/11/2016

Curso gratuito capacita profissionais em eficiência energética

Fonte: Aneel

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o PNUD e apoio da ANEEL, vai oferecer treinamentos gratuitos para capacitação de profissionais sobre metodologias de apuração dos resultados de projetos de eficiência energética. O objetivo é ampliar o número de profissionais com Certificação Internacional de Profissional em Medição & Verificação (CMVP, EVO) e de profissionais capacitados para aplicação do Guia de Medição e Verificação do PEE da ANEEL.

Os treinamentos fazem parte do Projeto 3E (Eficiência Energética de Edifícios) — financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF- sigla em inglês) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e integram o Acordo de Cooperação Técnica entre a ANEEL e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ/MMA), visando à promoção da eficiência energética e energias renováveis para redução de emissões de gases de efeito estufa.

Os cursos têm como público alvo profissionais que trabalham com a execução de projetos de eficiência energética nos setores público e privado. Não há custos com inscrição, instrutores, material didático e taxas relativas ao exame de certificação. Os participantes serão responsáveis apenas pelos custos de logística durante a realização dos treinamentos (deslocamentos, hospedagens e refeições).

As vagas são limitadas e serão preenchidas por meio de processo seletivo conforme descrito no Edital. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail (treinamento.pnud@animaprojetos.com.br).

Serão oferecidos dois cursos com múltiplas turmas em âmbito nacional:

Capacitação Guia de M&V da Aneel: abordando os trâmites e regras de M&V necessários para a elaboração de projetos para as chamadas públicas do PEE da Aneel. Carga horária de 24 horas, distribuídas em três dias consecutivos. A 1a turma será realizada em São Paulo, de 06 a 09/12/2016, mas haverá turmas também em Brasília, Recife e Porto Alegre;
Curso e Exame CMVP: Dirigido à Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP®), utiliza material didático da EVO® (Organização sem fins lucrativos, que gerencia o Protocolo Internacional de Medição e Verificação – PIMVP®) contemplando a metodologia do PIMVP®. Treinamento terá 24 horas de duração, mais 4 horas adicionais para realização do exame de certificação. A 1ª turma será realizada em São Paulo, de 13 a 15/12/2016, mas haverá turmas também em Brasília, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador.

Mais informações sobre as ações de capacitação em Medição e Verificação de Projetos de Eficiência Energética do MMA, em parceira com o Pnud, estão disponíveis no site do Ministério do Meio Ambiente aqui.

Mais informações sobre o Acordo de Cooperação Técnica ANEEL-MMA aqui.