25/11/2016

EPE lança Calculadora com simulação para uma economia de baixo carbono

Fonte: Canal Energia

Ferramenta foi lançada durante a COP 22

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançou a Calculadora 2050, uma ferramenta que permite a construção de diferentes cenários energéticos para o horizonte até 2050. Para cada cenário criado pelo usuário, a Calculadora apresenta seu impacto em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), composição da matriz energética e dependência externa de energia, representados em gráficos e tabelas gerados automaticamente.

O lançamento ocorreu durante a 22ª Conferência Quadro das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 22), realizada na cidade de Marrakesh, em Marrocos. O evento anual da Organização das Nações Unidas (ONU) reúne representantes de diversos países para discutir as mudanças no clima do planeta.

A Calculadora é um instrumento transparente, acessível e interativo que foi criada originalmente pelo Reino Unido e adaptado pela EPE e a Coppe/UFRJ para a realidade brasileira, sendo um dos dez projetos no mundo apoiados pelo Fundo Internacional do Clima do Reino Unido. O objetivo da ferramenta é incentivar o debate baseado em evidências para a formação de uma sociedade de baixo carbono. Para acessar a calculadora, clique aqui.