16/11/2016

Máquina de compostagem doméstica produz energia limpa e fertilizante orgânico

Fonte: Olhar Vivo

Máquina de compostagem doméstica produz energia limpa e fertilizante orgânico

O grande diferencial deste sistema é que ele pode trabalhar com resíduos normalmente não indicados para compostagem caseira.

O HomeBiogas é um sistema que transforma os resíduos orgânicos em energia e fertilizante natural. Desenvolvido para ser usado em residências, o equipamento é capaz de produzir até quatro horas de gás para fogão ou aquecimento de água e oito litros de fertilizante líquido por dia.

Criado por uma startup israelense, o dispositivo tem potencial para revolucionar o descarte de resíduos e a produção de energia renovável em pequena escala. De acordo com os fabricantes, a máquina tem capacidade para transformar até seis litros de resíduos de alimentos por dia ou 15 litros de estrume animal.

O grande diferencial deste sistema é que ele pode trabalhar com resíduos normalmente não indicados para compostagem caseira, como laticínios ou fezes de animais de estimação. O resultado disso é energia limpa gratuita e fertilizante orgânico, ideal para melhorar a produtividade do solo, seja para o cultivo de alimentos ou para a jardinagem.

A cada quilo de alimentos, a máquina produz 200 litros cúbicos de gás, o suficiente para manter um fogão alto aceso por uma hora. Trabalhando diariamente com a capacidade máxima do sistema, uma família comum poderia reduzir suas emissões em seis toneladas de CO2 anualmente.

A empresa está atualmente buscando financiamento coletivo para produzir o HomeBiogas em larga escala. Os interessados podem reservar um exemplar por US$ 945 através da campanha. O valor é quase metade do preço do valor cheio do produto.