14/12/2016

Consumo de gás natural cresce 1,65% em setembro

Fonte: Canal Energia

Geração elétrica também apresentou aumento, segundo Abegás

A Abegás informou que, no mês de setembro, o consumo de gás natural em todo o país foi de 62,99 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, um crescimento de 1,6% frente aos números do mês de agosto, quando foram consumidos 62 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Na comparação com os dados de setembro de 2015, a queda foi de 19,9%, em virtude da desaceleração da indústria e desligamento do número de térmicas no período.

A geração elétrica entre agosto e setembro teve um impulso de 9,7%, saindo de 18,3 para 20 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Já no segmento industrial o recuo em setembro foi de 1,8% em relação a agosto e de 9,3% na comparação com o mesmo período de 2015, reflexo da estagnação da economia brasileira. Os dados fazem parte do levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), feito com concessionárias em 20 estados.

Já na cogeração, o crescimento foi de 2,5% ante o mês de agosto, enquanto no acumulado do ano a retração é de 1,2%, consequência da desaceleração do segmento industrial no período.

“Estamos em um importante momento de transição no setor de gás natural. O Ministério de Minas e Energia vem discutindo com o setor a elaboração das novas diretrizes e a Abegás apresentou recentemente as suas propostas para o Programa ‘Gás para Crescer’. No nosso entendimento, a adoção de mudanças que estimulem o setor são estratégicas para a atração de novos agentes e investidores nessa cadeia produtiva, criando condições para a retomada da atividade econômica e a geração de empregos e renda”, afirma o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.