05/12/2016

Elektro investe mais de R$ 700 mil na automação de redes elétricas em 2016

Fonte: Canal Energia

Tecnologia já beneficia mais de 20.000 clientes de seis cidades da área de concessão da distribuidora

Neste ano, a Elektro (SP) concluiu a instalação de uma moderna tecnologia de automação de redes nas cidades de Nova Campina, Atibaia, Riversul, Peruíbe, Sandovila e Barão de Antonina, investindo ao todo mais de R$ 700 mil. O sistema recompões o fornecimento de energia elétrica em aproximadamente 80 segundos e já é responsável por beneficiar mais de 20 mil clientes.

A tecnologia foi desenvolvida por engenheiros da Elektro e é denominada de Self Healing ou autocura em tradução literal para português. Trata-se de um moderno sistema de automação que restaura, automaticamente, o fornecimento de energia elétrica no menor tempo possível, em caso de interrupção.

Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção e, religa automaticamente, isolando o problema. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia, entre identificação e religamento por uma equipe técnica, agora, pode levar apenas 80 segundos para ser automaticamente religado.

“O objetivo é tornar o sistema elétrico mais eficiente, reduzir o tempo de restabelecimento do trecho sem energia elétrica e levar mais conforto às famílias”, explica Jorge Aith, gerente de medição e tecnologias da Elektro.