21/12/2016

Litoral de São Paulo terá aumento de 45% na carga elétrica para atender a temporada de verão

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Aumento da carga ocorre devido ao crescimento do turismo no litoral paulista nesse período do ano. No réveillon o aumento de carga pode chegar a 200% em algumas cidades

fotos-da-cidade-de-santos (3)

Com a chegada do verão e das férias escolares as praias e cidades turísticas costumam receber uma grande quantidade de turistas, o que faz com que aumentem a oferta de serviços e consecutivamente a necessidade por energia elétrica.

Todo ano, a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – CTEEP e as distribuidoras, com o apoio da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo e da Arsesp – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado, prepararam o Plano Verão, que tem como objetivo assegurar o suprimento energético do litoral paulista e de cidades turísticas.

Este ano, a temporada de verão vai de 11 de novembro a 6 de março de 2017. Nesse período a carga elétrica aumentará 45%, passando de 1.221 MVA para 1.775 MVA. Em algumas cidades como, por exemplo, Bertioga o aumento será de 200% no réveillon em comparação com a carga média de dezembro.

“Essa união de esforços do Governo do Estado de São Paulo com as distribuidoras do litoral e a transmissora vem acontecendo nos últimos anos e a perspectiva para este verão é ainda melhor. Neste ano, a região contará com a nova linha de transmissão São José dos Campos-Paraibuna em 138 kV e a conversão da linha de transmissão Paraibuna-Caraguatatuba de 88 kV para 138 kV, concluída em julho, que aumentou a confiabilidade do sistema na região”, comenta o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

Para oferecer mais segurança energética e garantir a diversão das famílias nesse período, as concessionárias de distribuição Elektro, EDP Bandeirante e CPFL Piratininga, bem como a transmissora CTEEP, que atendem o litoral norte e sul do Estado, montaram operações especiais para o atendimento.

É o caso da distribuidora EDP Bandeirante que atende as cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. Nesse período a empresa aumenta em 35% seu efetivo distribuindo as equipes estrategicamente pela região para garantir mais rapidez no atendimento dos incidentes. A companhia disponibiliza o telefone 0800 721 0123 especificamente para essas cidades, além do serviço de SMS. Para utilizar é preciso enviar uma mensagem via celular para o número 33777 com a palavra energia e o número da ligação da instalação.

A maior distribuidora de energia do litoral paulista é a Elektro, que atende 11 cidades. Segundo a empresa o consumo na sua região de atuação aumenta em 117% passando de 243 MVA para 528 MVA, chegando a 660 MVA no dia 31 de dezembro quando se dá o pico do consumo. Para aumentar a confiabilidade do sistema, nesse período, a empresa disponibiliza subestações móveis em Itanhaém e Ubatuba capaz de entrar em operação rapidamente em casos emergenciais. Além disso, a Elektro dispõe no litoral de mais de cem equipamentos de automação da rede de distribuição conhecido como self healing, que restauram automaticamente o fornecimento de energia elétrica.

A empresa atualizou o sistema de controle e supervisão de chaves de comando remoto utilizando fibra ótica o que aumentou a confiabilidade e priorizou as ações preventivas como a manutenção das redes com a substituição e instalação de para-raios, a instalação de espaçadores na rede primária e secundária e a limpeza de 3.800 isoladores, além da substituição preventiva de 58 transformadores. A Elektro irá disponibilizar duas cestas aéreas isoladas para 500 kV para atendimentos de emergências em todo o litoral entre os dias 23 de dezembro e 3 de janeiro. Qualquer falha na rede da companhia os clientes devem entrar em contato pelo 0800 701 01 02.

Já a CPFL Piratininga, responsável pela distribuição da energia nos munícipios de Santos, Cubatão, Praia Grande e São Vicente, possui 243 equipes próprias para garantir rapidez no reestabelecimento da energia em caso de interrupção nas cidades de sua concessão, podendo acionar também 75 equipes terceiras que atuam nas obras de melhoramentos e construção de redes de distribuição de energia elétrica para apoiarem em situações de contingência. Ao longo do ano a empresa investiu na manutenção, modernização da rede e instalação de novos equipamentos telecomandados conhecidos como smart grid. Nesse verão a companhia está posicionando estrategicamente equipes, equipamentos de reserva e subestações móveis para o atendimento a contingências severas. Para ocorrências, o telefone da central da CPFL é 0800 010 25 70.

A CTEEP, companhia responsável pela transmissão de energia às distribuidoras que atendem o litoral paulista, manterá equipes de operação e manutenção de sobreaviso, além de técnicos engenheiros e materiais para atender qualquer emergência durante toda a temporada de verão.  Em conjunto com a CPFL, a CTEEP manterá um helicóptero estacionado na Baixada Santista para atendimento no litoral paulista durante os feriados de Natal, Ano Novo e Carnaval.

Confira quais distribuidoras atendem os municípios do litoral paulista

Elektro: Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande – parte do município, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.

EDP Bandeirante: Caraguatatuba e São Sebastião.

CPFL Piratininga: Cubatão, parte do município de Praia Grande, Santos e São Vicente.

Outras regiões

Para a região metropolitana de São Paulo e demais regiões do Estado, as ações visam melhorar as operações de atendimento de ocorrências de interrupção no fornecimento de energia devido as chuvas de verão e quedas de árvores na rede elétrica. Também serão realizadas a ampliação das equipes técnicas de atendimento, melhoria no atendimento telefônico ao cliente e modernização dos equipamentos e tecnologia utilizada para o monitoramento de ocorrências.

Serviço

Elektro

Site: www.elektro.com.br

Telefone: 0800 701 0102

SMS: 26655

EDP Bandeirante

Site: www.edp.com.br

Telefone: 0800 721 0123

SMS: 33777

CPFL Piratininga

Site: www.cpfl.com.br

Telefone: 0800 010 2570

SMS: 27304