19/12/2016

Para prevenir danos, Comgás lança sistema georreferenciado que permite visualizar sua rede de gás canalizado em seu site

Fonte: Comgás

Principal objetivo é facilitar e estimular a consulta da rede por outras concessionárias de serviços, órgãos públicos e empresas que realizam obras nas ruas e calçadas

Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) acaba de lançar, em seu site, uma ferramenta de georreferenciamento em que todos poderão consultar a localização exata de sua rede – a Comgás conta com mais de 14 mil quilômetros de rede em 87 municípios em sua área de concessão na região metropolitana de São Paulo, Baixada Santos, Vale do Paraíba e Campinas e região.

No link www.comgas.com.br/nossarede, as informações estão disponíveis para a análise prévia de concessionárias de serviços, órgãos públicos e empresas que realizam obras nas ruas e calçadas.

A ferramenta facilitará a consulta para o planejamento de intervenções no solo. O objetivo é que, uma vez cientes da existência de tubulação, as empresas responsáveis sejam estimuladas a tomar os devidos cuidados quando estiverem intervindo no subsolo urbano e também, sempre que possível, solicitem orientação técnica como plantas e croquis contendo detalhes sobre a rede de gás existente no local das obras.

“Essa iniciativa contribui para preservar a integridade dos nossos ativos e para evitar danos passíveis de causar vazamentos de gás e, em alguns casos, até mesmo o desabastecimento de clientes”, afirma o Diretor de Operações e Serviços da Comgás, José Carlos Broisler.

“Outra vantagem é que construtoras, empresários e consumidores em geral terão a oportunidade de consultar se existe rede de gás nas proximidades de sua rua para uma possível ligação do serviço em uma casa, prédio, comércio ou indústria”, completa Broisler.

A Comgás estima que esse acesso rápido pode diminuir consideravelmente os índices de danos à sua rede. Uma vez de posse da informação preliminar sobre a localização da tubulação, os interessados devem entrar em contato com a Companhia para obter mais dados e orientação sobre a rede de gás nos logradouros onde obras serão realizadas. Essas informações também podem ser solicitadas através do e-mail: cadastroderede@comgas.com.br.

“A Comgás está sempre buscando a evolução em seus processos. Essa plataforma é uma evolução de um serviço que oferecíamos. Entendemos a necessidade de uma rápida consulta de terceiros. Isso gera benefícios para a empresa que executa uma obra próxima da nossa rede, maior segurança para a população por minimizar possíveis transtornos gerados por um vazamento, e para a própria Comgás”, explica Carla Sautchuk, gerente executiva da área de Integridade de Ativos da Comgás.

A rede da Comgás é 100% georreferenciada. São aproximadamente 14 mil km de rede em sua área de concessão com cerca de 8,4 mil km na Grande São Paulo, 2,8 mil km na região de Campinas, 1,5 mil km no Vale do Paraíba e 0,45 mil km na Baixada Santista.

Geosampa

Também com esse mesmo foco a Comgás, no mês de julho, inseriu os dados de sua rede no GeoSampa (geosampa.prefeitura.sp.gov.br), plataforma criada pela Prefeitura de São Paulo e que disponibiliza informações detalhadas e georrefereciadas sobre a capital paulista.

As cidades de Santos e Americana também aderiram a parcerias com as Prefeituras locais para inserção dos dados da rede de gás nos sistemas de informação dos municípios.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,6 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 14 mil quilômetros de rede de distribuição em 87 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

O gás natural tem fornecimento contínuo, garantindo a produtividade em indústrias e comércios, e mais conforto a clientes residenciais. Devido à sua composição, o gás natural produz queima limpa e uniforme, com muito menos fuligem, particulados e outras substâncias que prejudicam o meio ambiente.

O energético garante ainda mais segurança. Por ser canalizado, não precisa ser armazenado em botijões, cilindros ou centrais de abastecimento. Mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento. Site: www.comgas.com.br

Sobre o gás natural

O gás natural é utilizado em residências, no comércio, em indústrias e veículos, e para a geração e cogeração de energia. Tem fornecimento contínuo, garantindo a produtividade em indústrias e comércios, e mais conforto a clientes residenciais.

O gás natural também garante mais segurança. Por ser canalizado, não precisa ser armazenado em botijões, cilindros ou centrais de abastecimento. Mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento.