27/12/2016

Saiba como diminuir o consumo de luz no verão

Fonte: A Tribuna

economia de energia

Mesmo sem aumento na cobrança da energia elétrica (em dezembro segue valendo a bandeira verde, sem tarifa extra), nessa época do ano o consumidor vê o preço da conta de luz estourar o orçamento. Mas é possível economizar com hábitos simples, para que neste verão seja possível ligar o ar-condicionado sem culpa e prejuízo no bolso.

A Baixada Santista receberá cerca de 45% a mais de carga elétrica no Réveillon, em comparação com a carga média de dezembro, para que os eletrodomésticos e eletroeletrônicos de munícipes e turistas funcionem na estação mais quente do ano. Só Bertioga, por exemplo, terá reforço de 200% a mais na carga.

A medida é da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP e distribuidoras) com o apoio da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo e da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado (Arsesp). Chama-se Plano Verão.

Ela é necessária porque nas férias mais pessoas da família ficam em casa, por mais horas, e também há mais turistas utilizando a energia elétrica. Resultado: o consumo de energia é maior nas cidades da região.

COMO COMBATER O VILÃO
Apesar de o ar-condicionado ser apontado como o grande vilão da conta de luz, o chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência. Representa de 25% a 35% do valor da sua conta. Trocar a posição da resistência do inverno para o verão, já reduz a conta. Se há mais gente em casa, menos tempo no banho significa mais dinheiro no bolso.

O aparelho de ar-condicionado, usado por muita gente para escapar do calorão, pode representar até 15% do valor da conta de luz. Uma dica da CPFL Piratininga para economizar é instalar o aparelho em local com boa circulação de ar. Outra medida importante é manter portas e janelas fechadas, evitando assim a entrada de ar do ambiente externo.

Os filtros devem também estar sempre limpos, pois além de deixar proliferar vírus e bactérias, a sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho atrabalhar mais.

E claro, manter o ar-condicionado desligado quando o ambiente estiver vazio por muito tempo é importante. O aparelho consegue, em pouco tempo, refrigerar o ambiente.

O timer para desligamento automático durante a noite também ajuda e economizar energia.

Outras dicas

Olha a lâmpada
Trocar cinco lâmpadas incandescentes de 60W por modelos fluorescentes de 15W gera uma redução de consumo de 75%.

Aspirador de pó
Não use mais do que duas vezes por semana. Pode não parecer, mas ele consome mais do que a TV e o computador. Mantenha os filtros sempre limpos.

Desligue o monitor do computador
Os antigos consomem próximo ao gasto de lâmpada incandescente de 60W ou70W. Ode LED é até 50% mais econômico.

Carregou o celular, tire da tomada
Não deixe o carregador na tomada, caso o aparelho não esteja conectado. Se a bateria ficar 100% carregada no meio da noite, saiba que também haverá gasto de energia elétrica desnecessário.

Estabilizador sem uso
Desligue no botão ou na tomada à noite.

O grande vilão
O chuveiro elétrico deve ficar na opção de verão, o que pode gerar uma economia média de 30% na conta.

Máquina de lavar
Lave o máximo de roupas de uma só vez e sempre coloque água fria, pois a água quente aumenta o consumo de energia. Na lava e seca use a opção de secagem só se realmente necessário.

Refrigeradores
Não abra a porta toda hora e verifique se a borracha de vedação está em perfeitas condições. Não deixe a geladeira encostada na parede. Assim, você facilita a troca de calor. Por fim, escolha um modelo que apresente o selo Procel.

Ventilador de teto
Boa escolha ao invés do ar-condicionado. Em média, gasta 17 kWh/mês para quem o utiliza 8 horas por dia.

Ferro de passar
Acumule roupas. Também vale regular a temperatura para passar as roupas que precisam de menos calor primeiro. Depois, passe as peças pesadas e, no final, após desligar o aparelho, aproveite o calor para passar as mais leves.

Use seu fogão convencional
O fogão com botijão de gás é a melhor escolha. Ao usar o micro-ondas, economiza-se tempo no preparo da comida, mas nem sempre se poupa energia e dinheiro.

Tire a TV do stand-by
Desligue a televisão e outros aparelhos eletrônicos no botão ou na tomada na hora de dormir e quando for viajar.