18/01/2017

CPFL Paulista investe em Programa de Eficiência Energética em Campinas

Fonte: Canal Energia

Foram destinados cerca de R$ 5,1 milhões na troca de equipamentos eficientes

eficiencia_energetica

Com o objetivo de estimular e difundir a cultura do consumo inteligente de energia, a distribuidora CPFL Paulista investiu R$ 5,117 milhões em ações de eficiência energética junto aos seus clientes residenciais na cidade de Campinas em 2016. Por meio de seu Programa de Eficiência Energética, a companhia destinou os recursos na doação e instalação de 6.097 equipamentos mais modernos e eficientes, como geladeiras, chuveiros, lâmpadas LED e aquecedores solares. Ao todo, 3.390 famílias foram beneficiadas com a iniciativa.

As ações integram o projeto “Comunidades Eficientes”, que tem por objetivo contribuir para redução do consumo de energia entre os clientes de baixa renda por meio da troca de equipamentos ineficientes e da doação de modelos mais modernos e econômicos. Com os investimentos realizados em 2016, a economia esperada é da ordem de 1.829,78 MWh/ano, equivalente ao consumo mensal de 762 famílias. O volume economizado no horário de pico é estimado em 386,93 KW, o que traz mais estabilidade ao sistema e reduz a geração térmica, fonte mais cara e mais poluente.

O chuveiro elétrico, responsável por 25% a 35% da conta de luz de uma casa, foi equipamento mais doado pela CPFL Paulista em Campinas no ano passado. Foram instaladas 1.076 novas duchas inteligentes e mais econômicas. Além disso, foram doados 311 aquecedores solares, que também contribuem para reduzir o impacto do chuveiro elétrico na conta luz. A expectativa é de essas duas ações gerem economia de 627 MWh/ano no consumo de energia para os clientes beneficiados.

‘Os recursos do programa provêm do valor arrecadado nas contas de energia. Esse dinheiro volta para a sociedade por meio de projetos que promovem o consumo inteligente de energia. É nosso dever como, uma concessionária de um serviço pública, conscientizar a população que a energia elétrica é essencial ao bem-estar e ao desenvolvimento da sociedade”, afirma Gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Júnior.