17/01/2017

Elektro investe R$ 6 milhões na modernização de subestações

Fonte: Canal Energia

Melhorias vão trazer mais confiabilidade no fornecimento para mais de 70 mil clientes

atualização_subestação_de_energia

A Elektro (SP) entregará até dezembro deste ano a modernização de cinco subestações com a aplicação da mais alta tecnologia em instalação de novos equipamentos e sistemas de automação que permitem a operação a distância. O investimento, que ultrapassa os R$ 6 milhões, refletirá em benefícios para mais de 71 mil clientes. As subestações beneficiadas pela digitalização são: Mirandópolis 1, Pereira Barreto 1, Cabreúva 2, Tambaú 1 e Tatuí 2.

Para os clientes, a probabilidade de falta de energia e o tempo de restabelecimento da energia elétrica em caso de interrupções acidentais vão ser reduzidos, já que as novas funcionalidades trazem maior confiabilidade ao sistema e permitem direcionamento de ações em tempo real para correção de eventuais falhas na subestação. De acordo com Jader Carneiro, Gerente de Subestações e Linhas de Transmissão, da distribuidora, ela prioriza um alto patamar de investimento focado em melhorar o fornecimento de energia para milhares de famílias.

A digitalização dos equipamentos conta com o conceito de rede inteligente que na prática representa a operação remota dos sistemas, ou seja: do Centro de Operação da Distribuição, em Campinas (SP), é possível realizar manobras e recompor a rede de distribuição de energia elétrica em um curto espaço de tempo.