08/02/2017

Meirelles é o novo presidente do Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Ministro de Minas e Energia participou do Fórum, que contou ainda com as apresentações sobre o RenovaBio e a revitalização do setor mineral

20170208_153130 - edit

O secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, foi eleito nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia. O mandato irá até maio de 2019.

Meirelles irá substituir Marco Capute, que deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro. A reunião, que aconteceu em Brasília, teve a presença de mais de 20 secretários estaduais e contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Além da eleição do novo presidente, a reunião contou com dois temas. O diretor do Departamento de Biocombustíveis da Secretaria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, apresentou as ações em curso no programa Renovabio, que tem o objetivo de garantir a expansão da produção de biocombustíveis no país baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e financeira, compatível com o crescimento do mercado e em harmonia com os compromissos brasileiros assumidos na COP21.

Também foram apresentadas as Ações para Revitalização do Setor Mineral Brasileiro, pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Vicente Humberto Lôbo Cruz.

O encontro contou também com representantes de associações e concessionárias.

Sobre o Fórum

O Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia tem a finalidade de promover o debate em torno das questões energéticas do país e de ser um mecanismo de interlocução dos governos estaduais com o governo federal, as organizações empresariais e as instituições da sociedade civil organizada.

A entidade conta com a participação das 27 unidades da federação, tem a missão de contribuir para o aperfeiçoamento da política energética brasileira e articular o fortalecimento da atuação das secretarias estaduais para assuntos de energia. É considerado um espaço de discussão apartidário e pluralista.

Como órgão de representação o Fórum mantém assento nas seguintes instituições do governo federal: um representante no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), cujo titular é o secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles; e cinco representantes na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), um por região do Brasil.