16/02/2017

Opep prevê aumento da oferta do petróleo brasileiro em 2017

Fonte: PetroNotícias

plataforma_petroleo_navio_petroleiro_no_mar

O Brasil será o país fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) com o maior crescimento de oferta do insumo este ano. A afirmação é da própria OPEP, que está prevendo um aumento de 250 mil barris por dia (bpd) no País, totalizando 3,4 milhões de barris diários.

O estudo indica que novas unidades de produção da Petrobras que entraram em operação recentemente serão as responsáveis pelo incremento da oferta de petróleo do Brasil em 2017. “A Petrobras, após a criação de três unidades de produção em 2016 e, mais recentemente, na Cidade de Caraguatatuba, dará início a mais quatro plantas: Tartaruga Verde e Mestiça, Lula Norte (P-67), Lula Sul (P-66) e Libra”, explicou o relatório.

A OPEP acredita que a produção brasileira será crescente ao longo do ano, começando o primeiro e segundo semestres com uma média de oferta de 3,3 milhões de bpd e podendo chegar a 3,5 milhões de bpd nos últimos três meses do ano.

Além do Brasil, a OPEP também espera que outros países como Estados Unidos (240 mil bpd), Canadá (180 mil bpd) e Cazaquistão (140 mil bpd) aumentem a oferta mundial.