17/02/2017

Paris testa micro-ônibus elétrico e sem motorista

Fonte: Ciclo Vivo

micro_onibus_eletrico

Não é preciso ser nenhum especialista para saber que os transportes coletivos são uma das soluções para um futuro mais sustentável do planeta. Prova disso, milhares de campanhas publicitárias são lançadas por governos de todo o mundo, procurando incentivar cada vez mais os cidadãos a utilizarem essa alternativa.

Seguindo essa ideia, Paris começou a testar no mês de janeiro um projeto que tem tudo para fazer sucesso na capital francesa. Trata-se de um micro-ônibus elétrico autônomo (ou seja, um veículo que não precisa de motorista), que tem transitado entre as estações de Lyon e Austerlitz para análise e aprimoramento de sua tecnologia.

O grande criador do projeto é o vice-prefeito de Paris, Jean-Louis Missika, que vê nos veículos a oportunidade de “mudar a paisagem urbana de maneira espetacular” nas próximas duas décadas. Com capacidade para comportar até seis passageiros sentados, o pequeno veículo desenvolvido pela Easymile tem como uma de suas principais características a baixa emissão de poluentes – se comparado aos outros transportes coletivos mais tradicionais.

Capaz de atingir a velocidade de até 15 quilômetros por hora, o modelo EZ 10, nome dado ao micro-ônibus, é um modelo projetado para fazer percorrer distâncias curtas. Contando com um sistema de detecção de objetos inteligente, o veículo autônomo é capaz de ajustar sua rota para desviar de obstáculos, seguindo as orientações do GPS.
As viagens do EZ 10 estão disponíveis gratuitamente para os parisienses e funcionará os sete dias da semana. “Estou curioso para saber como as pessoas irão reagir a um veículo sem motorista”, enfatizou Missika em entrevista locais.