01/02/2017

Prefeito de Pereiras visita a Secretaria Estadual de Energia e Mineração

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Solicitação do município está relacionada a reforço no atendimento de suprimento elétrico à cidade

AV9A6749

O prefeito de Pereiras, Miguel Tomazela, foi recebido nesta quarta-feira, 1 de fevereiro, pelo o chefe de gabinete da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Marco Antonio Castello Branco, e pelo subsecretário de Energia Elétrica, Henrique Ferraz, para tratar da possibilidade de instalação de nova subestação de energia elétrica, que visa reforçar o fornecimento de eletricidade ao município.

A preocupação do município é com relação a instabilidade no fornecimento, que tem apresentado variação nos momentos de pico de consumo por conta da grande quantidade de granjas na região.

No entanto, os técnicos da Secretaria informaram que o município, atendido pela subestação de Laranjal Paulista, possui alimentador exclusivo com capacidade de suprir as necessidades energéticas de seus munícipes e cujo carregamento em 2016 foi de cerca de 40% de sua capacidade. “Existe ainda espaço para crescimento no consumo sem a realização de obras de expansão”, explicou o Ferraz.

No caso de ocorrerem desligamentos acidentais é possível a transferência de toda a carga urbana residencial da cidade para o alimentador da subestação de Conchas.

Segundo informações da Elektro, concessionária da região, nos últimos dois anos não houve solicitação de novas ligações comerciais ou industriais e a única solicitação de aumento de demanda foi atendida.

A Elektro tem como obrigação contratual atender a carga existente, porém não há a exigência de expandir o sistema sem que haja solicitação de novas ligações de consumo que justifiquem o investimento na expansão do sistema elétrico.

Contudo, de acordo com o planejamento da expansão da concessionária, está prevista a construção de um novo alimentador e substituição do transformador da subestação de Laranjal Paulista em 2020, para atendimento ao município de Pereiras.

Também participou da reunião o vice-prefeito, Osmar Junior, além de parlamentares da cidade.