13/02/2017

Prefeito de Piracicaba pede o apoio da Secretaria de Energia e Mineração para equacionar a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos na região

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Prefeito trouxe proposta de retomada das ações da Secretaria e da prefeitura para viabilizar o aproveitamento de RSU em mais de 30 municípios da região

AV9A6807

Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, foi recebido pelo secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, com o objetivo de retomar as ações, iniciadas ainda em 2015, que efetivem a viabilização da operação da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) naquele município.

Para Meirelles, “é importante a continuidade dos trabalhos para viabilizar o funcionamento desta usina, que trará ganhos para a região e serve de exemplo de modelo para outros municípios paulistas e brasileiros”, disse.

A construção da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos é o primeiro empreendimento do país a realizar uma parceria público privada para a modernização do sistema de tratamento do lixo na região, criada para o reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos. Esta central terá capacidade para reciclar e transformar em biogás e CDR (Combustível Derivado de Resíduo) até 2.000 toneladas de lixo por dia e de atender aos 23 municípios do Aglomerado Urbano, além dos oito do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), que inclui Sumaré, Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Capivari e Elias Fausto.

Também participaram da reunião o secretário-adjunto, Ricardo Toledo, o chefe de gabinete e relações institucionais, Marco Antônio Castello Branco, e Sergio Barilari, engenheiro da Subsecretaria de Energias Renováveis.