20/02/2017

Secretaria de Energia e Mineração participa de encontro internacional da indústria cimenteira no Brasil

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Subsecretarias de Energias Renováveis e de Mineração colaboraram para incentivar plantas de reaproveitamento de CDR para geração de energia na indústria cimenteira

IMG_0560

A assessora da Subsecretaria de Energias Renováveis da Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo, Marilia Fanucchi, participou na última quarta-feira, 15 de fevereiro, como palestrante na Cement Business & Industry Brasil 2017 (Congresso Brasileiro e Latino Americano de Cimento e Cal), evento internacional que ocorreu entre 15 e 16 de fevereiro, no hotel Tivoli São Paulo, organizado pela GMI Global e voltado ao debate das principais questões relativas a esse segmento do mercado.

Marilia fez uma breve apresentação sobre a estrutura e as atividades da Secretaria de Energia e Mineração, especialmente na colaboração no cumprimento de metas em protocolos e compromissos assumidos pelo Governo de São Paulo, tais como os ODS-Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Plano ABC, Protocolo Climático e outros. Falou também sobre as ações conjuntas com outras secretarias e órgãos do Estado, e o acompanhamento de pesquisas e dos trabalhos conjuntos para apontar soluções para a disposição final de resíduos sólidos nos municípios, que visem o seu aproveitamento energético com a consequente redução do volume destes resíduos enviados aos aterros.

A recuperação energética de RSU – Resíduos Sólidos Urbanos pode se dar por vários processos que incluem a compostagem, biodigestão, tratamento térmico, biogás proveniente de aterro e utilização de CDR – Combustível Derivado de Resíduos na produção de cimento. O objetivo é buscar caminhos para incentivar plantas de reaproveitamento de CDR para geração de energia elétrica na indústria cimenteira.

Os desafios para o coprocessamento estão ligados ao conhecimento e informações atualizadas sobre recuperação energética a partir de RSU, sobre a geração de RSU e capacidade de disposição final do mesmo, criação legislação específica para recuperação energética, especificações técnicas para utilização de CDR e modelos socioeconômicos regionalizados para a questão.

Sobre o Congresso

O Congresso Brasileiro e Latino Americano de Cimento e Cal 2017 é um evento destinado a especialistas do setor de construção civil e da indústria de cimento, com o objetivo de fomentar as discussões sobre novas tecnologias, inovações e desafios destes segmentos. O público participante é composto por empresários, diretores, gestores, técnicos e consultores de diferentes países. Participaram desta edição mais de 150 profissionais do setor de cimento e cal do Brasil e Exterior que discutiram as questões importantes quanto ao futuro do setor do cimento e cal no Brasil.

Além de uma extensa programação, no Congresso ocorreu a entrega do Prêmio “Dr. Clemente Greco” para os melhores Projetos de Cimento e/ou Cal, e um espaço de exposição com as principais empresas do setor divulgando as novidades do mercado.