08/03/2017

Canadian Solar recebe aporte de US$ 20 milhões para projeto em MG

Fonte: Canal Energia

Atualmente em construção e com previsão de conclusão no terceiro trimestre de 2017, Pirapora I vai gerar 391,3 GWh de eletricidade limpa por ano

painel_solar_fotovoltaico

A fabricante de módulos fotovoltaicos Canadian Solar anunciou o recebimento de um aporte de US$ 20 milhões do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento da China e dos Países de Língua Portuguesa (CPDFund, na sigla em inglês). O recurso será destinado à implantação de projetos de geração de energia solar no Brasil, entre os quais está o de Pirapora I, em Minas Gerais, que terá capacidade instalada de 191 MWp.

Atualmente em construção e com previsão de conclusão no terceiro trimestre de 2017, Pirapora I vai gerar 391,3 GWh de eletricidade limpa por ano, o suficiente para atender às necessidades anuais de mais de 200 mil lares brasileiros, além de evitar a emissão de 228.000 toneladas de CO². Em outubro passado, a Canadian Solar anunciou a venda de 80% de participação no projeto para a subsidiária local da EDF Energies Nouvelles, a EDF EN do Brasil.

Os investimentos da Canadian Solar na geração de energia solar no Brasil incluem a fábrica de módulos solares inaugurada no último mês de dezembro na cidade de Sorocaba (SP), com capacidade anual de 380 MW, e o desenvolvimento de outros 207 MWp de projetos de geração solar com contratos de compra de energia pelo prazo de 20 anos.