30/03/2017

Secretário de Energia e Mineração participa de lançamento de livro sobre a indústria mineral paulista na Fiesp

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Além do livro, reunião do Comin discutiu a revitalização do setor mineral brasileiro

joão carlos meirelles participa da reunião do comin na fiesp

O Comin – Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, lançou nesta quinta-feira, dia 30 de março, a publicação “A indústria mineral paulista: síntese setorial do mercado produtor”, durante a reunião plenário do Comitê, que contou com a presença do secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, do secretário de Geologia, Mineração e Transformação do Ministério de Minas e Energia, Vicente Cruz Lobo, e do diretor-geral DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, Victor Bicca.

Meirelles apresentou as ações da Secretaria voltadas para a chamada mineração responsável, que incentivam a cadeia produtiva e o uso de tecnologias inovadoras em suas atividades. “Nosso estado é o maior consumidor de bens minerais do país e sua cadeia produtiva precisa ter incentivos para se desenvolver de forma sustentável. Essa semana realizamos um seminário para debater a inovação e o desenvolvimento do setor mineral paulista, com empresários, técnicos e especialistas do setor para melhorar a produção mineral do Estado”, disse.

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação apresentou as ações que estão sendo realizadas no Ministério de Minas e Energia para a revitalização do setor mineral brasileiro. “Nosso trabalho a frente da secretaria é no sentido de facilitar a boa atividade da mineração. Este é um setor importantíssimo para a economia brasileira e é movido inteiramente pela iniciativa privada”, destacou.

O deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração – FPAM, Roberto de Morais, destacou o trabalho realizado pelos parlamentares junto ao setor. ”Temos orgulho de defender a mineração na Alesp, contem sempre conosco”.

Já o deputado estadual João Caramez, que também foi coordenador FPAM, falou sobre o trabalho realizado nos últimos anos. “Foi uma grande luta fazer o setor tão organizado como está hoje. A Secretaria de Energia e Mineração faz parte deste esforço”, afirmou.

O livro lançado nesta quinta-feira mostra, de forma simples, a importância que os bens minerais têm para o crescimento do maior setor industrial do país. A publicação apresenta o potencial mineral do Estado de São Paulo e a indústria mineral paulista, dividida por segmentos: agregados para construção, água mineral, rochas calcárias, areia industrial, rochas fosfáticas, argilas, outros minerais industriais, rochas ornamentais e para revestimento. Também são abordadas a indústria mineral brasileira, as indústrias consumidoras e os principais desafios do setor.

O diretor do Comin, Eduardo Rodrigues Machado Luz, disse que “a publicação deste livro coroa o esforço que o Comin faz pelo setor de mineração no nosso estado”.

Para ter acesso à publicação, clique aqui.