12/04/2017

Subsecretaria de Mineração participa de reunião no Condesb

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Objetivo foi levar aos membros do Conselho, informações sobre a atividade minerária na região

José Jaime 1

O subsecretário de Mineração, da Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo, José Jaime Sznelwar, participou nesta terça-feira, 11 de abril, da reunião da Câmara Temática de Planejamento do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).

Sznelwar levou aos membros do Conselho informações sobre a atividade minerária naquela região e sobre a importância da mineração responsável, que tem sido incentivada pela secretaria em todo o Estado.

Ele informou que a produção mineral em SP, em 2016, foi de R$ 3,45 bilhões, 87% dessa produção são agregados, calcário, água mineral e argila e que a Baixada Santista participa com 2% dessa produção.

A arrecadação no Estado com CFEM – Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, gerou para a União R$ 6,9 milhões (12%), para os municípios R$ 37,5 milhões (65%) e ao Estados R$ 13,2 milhões (23%).

Na Baixada Santista, a produção foi de R$ 52,2 milhões, com CFEM de R$ 931,6 mil e as atividades concentram-se em Santos, Mongaguá, São Vicente, Peruíbe e Itanhaém.

Participam das Câmaras Temáticas do Condesb técnicos dos nove municípios que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista, de órgãos do governo do Estado, da Agência Metropolitana (Agem) e do próprio Condesb.