22/05/2017

Equipe da Subsecretaria de Energia Elétrica faz visita técnica em instalação de compensador estático

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Equipamento de 440 kv é o primeiro do tipo no Estado e está sendo instalado na subestação Santa Barba D’Oeste pelo consórcio Mata de Santa Genebra

Uma equipe de técnicos da Subsecretaria de Energia Elétrica, realizou na última quinta-feira, 18 de maio, uma visita técnica nas obras de instalação de um compensador estático de 440 quilovolts (kV) +300/-300 megavar (MVAR) na subestação batizada com o mesmo nome do município de Santa Bárbara D’Oeste. O compensador que está sendo instalado pelo consórcio Mata de Santa Genebra é o primeiro do tipo no Estado de São Paulo.

Segundo o engenheiro elétrico, José Ricardo Mafra Amorim, da Secretaria de Energia e Mineração, a subestação além de ter tecnologia de ponta vai aumentar a segurança energética no Estado. “Com investimento de R$ 80 milhões, essa subestação será fundamental para a segurança energética no Estado e no país, pois é uma das instalações do sistema de transmissão da energia gerada em Belo Monte, Jirau e Santo Antônio”, explicou Amorim.

O compensador estático tem como função principal atuar em casos de contingências no sistema de transmissão e propiciar maior confiabilidade no abastecimento elétrico. Uma outra unidade do compensador SVC (Static Var Compensator) também está sendo instalado na subestação de Itatiba.  

A subestação de Santa Bárbara pertencente à Isa CTEEP, iniciou sua construção no final de 2013 depois de vencer o leilão promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A unidade está prevista para entrar em operação no segundo semestre deste ano.

Participaram também da visita técnica o engenheiro da subsecretaria de Energia Elétrica, Henderson Querne e o estagiário Henrique Palmeira, que foram recebidos pelo diretor técnico da Mata de Santa Genebra, Gunther Benedict Craesmeyer.