29/05/2017

Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia debate o programa “Gás para crescer” em teleconferência

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Via teleconferência secretários estaduais participaram de reunião

A segunda reunião virtual do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia aconteceu via internet na última quarta-feira, 24 de maio, onde os secretários debateram temas que necessitam de atenção dos Estados e que estão dentro do projeto federal “Gás para crescer”.

As reuniões via teleconferência foram adotadas pelo presidente do Fórum João Carlos Meirelles, que também é secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, para diminuir os custos de viagem dos estados, que tinham que arcar com as despesas do deslocamento dos secretários de todo o país.

“Precisamos utilizar cada vez mais essas novas tecnologias para gerar economia, ainda mais neste momento de crise. É uma forma eficiente e gratuita de comunicação instantânea e interativa”, disse Meirelles.

Com a participação de 11 secretários estaduais, foram debatidos os temas de distribuição do gás e aperfeiçoamento da estrutura tributária que impactam nos Estados. No encontro ficou registrado ainda a necessidade de se avançar com um protocolo interestadual para permitir o swap do gás natural, assunto que já vem sendo discutido no Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária.

Temas referentes à agilidade que se impõe ao processo de licitação, oferta de novas áreas, maior celeridade nos processos de licenciamento e o Reate (Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres), também foram debatidos.

A próxima reunião on-line está marcada para o mês de junho deste ano.